InícioEconomia e NegóciosBNDES contesta data do fim da recuperação judicial da Oi

BNDES contesta data do fim da recuperação judicial da Oi

Instituição financeira alega que novo plano de aditamento gera insegurança jurídica para credores da operadora.

Imagem: Miguel Ângelo/CNI/Agência Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entrou na 7ª Vara Empresarial da Comarca do Rio de Janeiro com um pedido de ressalva de voto contra a fixação de uma data para o encerramento Plano de Recuperação Judicial (PRJ) da Oi (OIBR3 / OIBR4).

Nos últimos dias, o Itaú e a Caixa Econômica Federal ingressaram na Justiça com pedidos de anulação da Assembleia Geral de Credores (AGC), ocorrida em 8 de setembro passado. Os bancos não aceitam a proposta de desconto de 55% das dívidas da operadora.


Agora, a contestação do BNDES é sobre a cláusula que dispõe sobre o encerramento do Plano de Recuperação Judicial da Oi.

No texto do aditamento aprovado, a operadora fixa a data de 30 de maio de 2022 para o fim do PRJ, podendo ser prorrogado apenas por “motivo de força maior” e aprovado exclusivamente pelo juízo da recuperação judicial após requerimento das recuperandas.

O banco alega que a cláusula do jeito que está traz “enorme insegurança jurídica aos credores”, pois não condiciona o fim da PRJ à quitação de todas as dívidas da Oi, conforme era previsto no plano original, aprovado em dezembro de 2016.

A instituição financeira argumenta que as obrigações assumidas com os credores não seriam mediadas em juízo, caso ocorra o fim do plano de recuperação judicial na data prevista.

VIU ISSO?

–> Caixa Econômica tenta barrar na Justiça novo aditamento da Oi

–> Banco quer anular aditamento da recuperação judicial da Oi

–> Bancos não desistiram de barrar novo plano da Oi

A Oi informou que não vai comentar o assunto.

A juíza da 7ª Vara, Fabelisa Gomes Leal, deverá ser a responsável por homologar ou não o o plano de aditamento aprovado pelos credores, apreciando os pedidos de anulação que têm sido apresentados pelos bancos.

Com informações de Telesíntese.

Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários