InícioTelefonia CelularTIM faz teste da rede 5G em bairro corporativo de São Paulo

TIM faz teste da rede 5G em bairro corporativo de São Paulo

Realizado em bairro corporativo de São Paulo, no teste da TIM da rede 5G foi possível registrar a capacidade de 1 Gigabite por segundo.

TIM 5G TESTES

A operadora de telefonia celular TIM, avançou nos testes da rede 5G standalone na zona sul da cidade de São Paulo. A companhia pretende compreender melhor e se preparar para a nova tecnologia após o leilão de frequências.

No teste, a TIM fez a ativação de três antenas com a tecnologia 5G com o objetivo de fazer experimentos mais pontuais sobre o uso da rede standalone, que é o 5G “puro” , uma vez que não depende de outras tecnologias, como a 4G.


Os testes foram realizados na Av. Luiz Carlos Berrini, no bairro do Brooklin, localidade com os mais importantes pólos administrativos e financeiros da cidade.

Com esses testes, a TIM pretende sair na frente dos concorrentes e antecipar o máximo a prestação do serviço da quinta geração tanto para o meio corporativo quanto para os consumidores.

LEIA TAMBÉM:

–> CEO da TIM defende a neutralidade e a redução de regras do 5G

–> Rede 5G pode ser lançada comercialmente ainda este ano

–> TIM adere a projeto para aumentar a taxa de funcionários com deficiência

O teste realizado em POC (Prova Conceito) está sendo avaliado as análises técnicas da própria rede e das suas funcionalidades, como conexão de dados em baixa latência, agregação e compartilhamento de rede.

No teste, foi possível registrar a capacidade de 1 Gigabites por segundo em download e upload.

Rede 5G standalone

Se trata de uma rede completamente auto suficiente, não precisando da tecnologia 4G para o seu funcionamento, além de ser uma rede mais potente e veloz.

Entre as principais expectativas do 5G está a capacidade de trafegar volumes de dados combinados com uma baixíssima latência e com maior segurança.

A tecnologia ainda não foi implementada no país, pois está passando por um grande processo de reajuste na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Após diversos adiamentos da votação, é previsto que a votação do leilão para o edital 5G seja realizado em reunião extraordinária na próxima sexta-feira (24).

Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários