19/04/2024

Estudo aponta que 3,4 bilhões de pessoas não acessam a internet móvel

O estudo da GSMA aponta que as pessoas não estão usando a internet banda larga, mas o problema não é a falta de cobertura.

De acordo com estudo da GSMA Association, a maior parte da população mundial já tem acesso a internet móvel, mas cerca de 3,4 bilhões de pessoas não usam banda larga móvel.

O mais interessante é que a maioria das pessoas estão em zonas em que a tecnologia está disponível. A GSMA afirma que o grande desafio global é fazer com que essas pessoas que têm acesso à banda larga passem a usá-la.

Segundo o estudo, “somente” 450 milhões de pessoas que não acessam a banda larga estão em zonas sem cobertura da tecnologia móvel.

O maior problema apresentado pela GSMA são os preços dos serviços de banda larga móvel que são inacessíveis para uma grande fatia da população. Dados mostram que 93% da população sem internet móvel está em países em que o nível médio de rendimento é baixo ou médio.

LEIA TAMBÉM:

–> Anatel e mais três operadoras são convocadas na CPI da Banda Larga

–> Claro é a empresa mais citada na CPI da Banda Larga

-> Bolsonaro edita decreto de banda larga sobre operadoras

Outro ponto é que a pandemia da Covid-19 afetou fortemente esse segmento, uma vez que parte da população deixou de ter condições de pagar os serviços de banda larga. Sendo que as mulheres estão entre as mais afetadas, mesmo que as áreas tenham registrado progresso.

Outro fator que impede o acesso da população aos serviços de banda larga móvel é a falta de conhecimento da população em relação à tecnologia, de acordo com os indivíduos que foram escutados para o estudo, assim como a falta de competências digitais.

Dados do estudo State of Mobile Internet Connectivity afirma que desde 2019, mais de 225 milhões de pessoas no mundo passaram a usar a internet banda larga móvel. No final de 2020, apenas 6% da população ficava localizada em áreas sem cobertura tecnológica da internet.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários