26/04/2024

Wi-fi gratuito chegará a 77 municípios do Ceará até outubro

Programa contará com investimento de mais R$ 67 milhões.

wi-fi ceará
Foto: Reprodução Governo do Ceará

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou nesta quarta-feira (15), durante o lançamento do programa “Ceará Conectado”, que todos os municípios do estado terão wi-fi (transmissão de internet sem cabos) gratuito até 2022.

A iniciativa do Governo do Ceará conectará com fibra óptica os 184 municípios cearenses. Segundo o governador, o wi-fi gratuito será liberado para 77 municípios já em outubro deste ano.

“Eu considero esse momento histórico. Garantir direito a todos no mundo digital em que nós viemos. Não há retrocesso, agora é só avançar cada vez mais na conectividade. Será um projeto rápido. Temos uma meta que é até 2022. Vai servir para todos, para todas as idades, e todas as áreas da economia cearense e para os serviços públicos dos municípios”, afirmou Camilo Santana.

VEJA TAMBÉM:

–> Governo promete 3 mil pontos de Wi-Fi gratuito até o fim deste ano

–> Governo Federal expande a oferta de fibra na região nordeste

–> Oi Fibra começa a expandir no Ceará

O programa contará com investimento de mais R$ 67 milhões. As cidades terão serviço gratuito de internet, via wi-fi em praça pública. A iniciativa também vai promover inclusão social e digital da população de baixa renda, oferecendo acesso à informação, conhecimento e oportunidades presentes nas plataformas digitais.

Para que tudo isso se torne realidade, o Governo do Ceará, por meio da Etice, vai expandir em 60% a infraestrutura do Cinturão Digital, que passará dos atuais 4.387 km de fibra óptica, sendo 988 km na Capital e 3.399 km no Interior, para 7.046 km até 2022.

O Cinturão Digital foi lançado em 2007. Desde então, assegura internet de alta velocidade a todos os órgãos públicos do poder executivo estadual.

Além de tudo isso, o Programa concretiza a ideia de transformar o Ceará em hub tecnológico aliado ao hubs aéreo e portuário já implantados no estado.

Foto: Reprodução Governo do Ceará

Com informações de Governo do Ceará

5 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários