24/03/2024

Vivo inicia testes do 5G em ondas milimétricas no Rio de Janeiro

Testes são indispensáveis para os preparativos da implantação da rede 5G no Brasil.

vivo 5g
Foto: Reprodução Internet

Nesta semana, a Vivo e a Nokia iniciaram um teste dos preparativos para a implantação da rede 5G no Brasil. O teste serve para descobrir quais serviços poderão ser desenvolvidos com a nova tecnologia. A cidade escolhida dessa vez foi o Rio de Janeiro.

Através de ondas milimétricas, é possível uma troca de maior capacidade de dados, o que é essencial para o desempenho extremo do 5G, de conexões de até 10 Gbps.

Após uma licença da Anatel, a Vivo instalou um laboratório na Barra da Tijuca e dois sites localizados na Barra e Recreio dos Bandeirantes, que permitirão que sejam testadas as conexões em mmWave (ondas milimétricas) na frequência de 26 GHz.

VEJA TAMBÉM:

–> Anatel adia leilão do 5G pela segunda vez

–> 5G já está disponível em mais de 1.600 cidades ao redor do mundo

–> Anatel já traça planos para a chegada do 6G no Brasil

Os equipamentos utilizados são da linha Nokia AirScale mmWave, que funcionam em todas as bandas – 24/26, 28 e 39 GHz. A frequência de 26 GHz é uma das que estará à venda no próximo leilão da Anatel, sem data ainda para acontecer.

De acordo com Ailton Santos, Head Brasil da Nokia, o teste vai explorar as combinações entre alta velocidade e latência ultrabaixa, para trazer conectividade a vários casos de uso.

Conforme a proposta do relator Emmanoel Campelo, a agência pretende licitar 3,2 GHz de espectro na faixa, em lotes que podem ser 400 MHz ou de 200 MHz.

Leilão do 5G

Nesta semana, o leilão do 5G foi adiado. Essa é a segunda vez que o leilão do 5G é adiado pelo conselho diretor da Agência Nacional das Telecomunicações. Dessa vez, houve falta de consenso entre os diretores para a aprovação do texto final do certame. Na última sexta-feira, 10, a reunião do conselho foi cancelada antes mesmo de começar por desencontros do colegiado.

A aprovação pelo conselho diretor da Anatel é a última etapa antes da publicação do edital do leilão. O objetivo do Ministério das Comunicações é ter o 5G pelo menos em todas as capitais até julho do ano que vem.

No último mês, Fábio Faria, o ministro das Comunicações prometeu que São Paulo e o Rio de Janeiro teriam acesso a rede 5G em dezembro deste ano. Porém, com o adiamento do leilão, essa data não deve ser cumprida.

Com informações de TudoCelular

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários