13/04/2024

TIM passa a oferecer ‘Internet das Coisas’ em chips virtuais

Empresa fechou parceria com a Sigmais para dar início a operação e já atende 3.656 municípios com o NB-IoT 4G.

Divulgação Sigmais, startup parceira da TIM
Imagem: Divulgação Sigmais, startup parceira da TIM

Em uma parceria com a empresa Sigmais, a TIM deu um passo adiante na oferta de Internet das Coisas com base no eSIM, também conhecido como chip virtual. A operadora conectará equipamentos da sua nova parceira com a tecnologia NB-IoT 4G, que prevê o uso de soluções IoT pela frequência de 700 MHz, que já se faz presente em 3.656 municípios do país.

É um movimento no qual a TIM pretende reforçar sua liderança na cobertura 4G e também atender com ainda mais força às demandas do agronegócio.

Na prática, os chips virtuais da operadora serão utilizados nos equipamentos da Sigmais, empresa que atende aos mais variados segmentos como o varejo, área de saúde, indústrias e outras. São equipamentos com utilidade na aferição de temperaturas, cálculo de durabilidade de equipamentos, indicadores de vagas de estacionamento, entre outras.

Para a TIM, é estratégico começar a firmar parcerias no mercado de Internet das Coisas, principalmente com a chegada anunciada do 5G. Segundo o Ministério das Comunicações, a quinta geração deve estar circulando comercialmente no Brasil já no Natal, mesmo que os processos ainda estejam com atraso.

VEJA TAMBÉM:

–> Bolsonaro aciona STF para barrar lei que leva internet para estudantes

–> TIM inaugura ‘casa conectada’ em São Paulo

–> Vivo lança nova solução e-SIM para uso em ‘Internet das Coisas’

No leilão de frequências, previsto inicialmente para outubro, as empresas de telefonia móvel vão iniciar uma verdadeira corrida pelo ouro para ver quem sai na frente no fornecimento da quinta geração. A TIM certamente quer se manter na liderança, assim como no 4G.

Sobre a parceria, Guilherme Azevedo, CTO da empresa parceira, destaca:

“(…) A Sigmais levará a tecnologia IoT a localidades do país onde a solução ainda não tinha alcance (…)”

Já Paulo Humberto Gouvêa, Diretor de Soluções Corporativas da TIM, enfatiza:

“Já temos uma posição consolidada no agronegócio – conectando máquinas e pessoas e suportando a transformação digital do campo – e queremos ampliar nosso alcance em outros setores, o que será possível com acordos como esse e com iniciativas como o Marketplace IoT(…)”

Com informações de Assessoria de Imprensa Sigmais (Nobre Press)

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários