27/03/2024

Fábio Faria recebe enviado do presidente Biden

Esta é a primeira visita de um representante americano ao governo brasileiro desde que Biden assumiu a Casa Branca.

Fábio Faria recebe enviado do presidente Biden

Nesta quinta-feira, 5 de agosto, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou de uma reunião com o conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan. O emissário faz parte de uma delegação enviada pelo presidente americano Joe Biden, com o objetivo de discutir oportunidades para fortalecer a parceria entre o Brasil e os Estados Unidos.

Além de Faria, também participou do encontro o Secretário Especial para Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Flávio Viana Rocha. O tema da reunião não foi detalhado pelo Itamaraty.

Porém, o ministro das Comunicações explicou no Twitter que o assunto tratado prioritariamente foi o 5G. Segundo ele, os dois países vão desenvolver soluções de redes móveis abertas (Open RAN). Além disso, afirmou que foi apresentado um panorama do mercado global de fornecimento de chips para equipamentos de telecomunicações.

Na publicação, não foi citada uma possível pressão norte-americana para o banimento da Huawei na implantação das redes 5G no Brasil. A Embaixada dos Estados Unidos afirmou em nota que foi discutida durante a reunião “a importância da segurança da informação como fator-chave para garantir o crescimento econômico das empresas brasileiras e garantir a prosperidade para a população”.

VEJA TAMBÉM:

–> Na Espanha, Huawei fica de fora das redes 5G da controladora da Vivo

–> Biden pretende manter política de banimento da Huawei

–> EUA e Reino Unido fecham acordo para desenvolver o 6G

Assim como no governo de Donald Trump, Biden manteve a postura de aplicar sanções contra a fabricante chinesa. Porém, de acordo com a proposta de edital para o leilão do 5G, atualmente em análise no Tribunal de Contas da União (TCU), não há qualquer impedimento para a participação da Huawei nas redes móveis do Brasil, com exceção da rede de comunicação privativa do Governo Federal.

Além de Fábio Faria, Sullivan se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Palácio do Planalto. Este é o primeiro representante americano enviado para se encontrar com o governo brasileiro, desde que Biden assumiu a Casa Branca.

Com informações de Mobile Time.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários