InícioInternet Banda LargaAnatel recebe prêmio internacional de inovação

Anatel recebe prêmio internacional de inovação

Agência reguladora foi reconhecida pela aprovação de política para as redes sem fio.

Anatel recebe prêmio internacional de inovação

Na última sexta-feira, 11 de junho, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu o Prêmio de Inovação em Políticas de Acesso ao Espectro Dinâmico.

A premiação foi entregue no encerramento da DAS 2021 Global Summit, o nono Encontro da Global Dynamic Spectrum Alliance (DAS), que ocorreu na última semana.


A DAS é uma organização internacional que defende a ampliação do acesso dinâmico às radiofrequências não utilizadas.

Entre os membros da DAS estão empresas como Amazon, Facebook, Google e Microsoft.

VEJA TAMBÉM:

–> Anatel recebe prêmio pela qualidade de atendimento ao cliente

–> Aeroporto de Guarulhos disponibiliza Wi-Fi 6 para viajantes

–> Wi-Fi 6: Internet melhor e mais rápida está chegando

A tecnologia de espectro dinâmico permite que um equipamento possa identificar a baixa utilização de um canal de radiofrequência e transferir a comunicação para uma faixa disponível, sem que os usuários percebam.

O reconhecimento da DAS se deve ao Conselho Diretor da Anatel aprovar os requisitos técnicos do Wi-Fi 6E – o novo padrão de redes sem fio – incluindo os equipamentos que operam na faixa de 5,9 GHZ a 7,1 GHz.

Durante a abertura do evento, o presidente da Anatel, lembrou as ações da agência para promover o compartilhamento e uso de radiofrequências, como é o caso do 6GHz, além da promoção do uso do espectro ocioso e o vindouro leilão do 5G.

A decisão da Anatel de implementar o acesso não licenciado à faixa de 6 GHz para usos internos e de baixa ou baixíssima potência foi considerada como extremamente positiva, pela presidente da DAS, Martha Suares.

“A destinação de espectro adicional em toda a banda de 6 GHz para uso de Wi-Fi no Brasil é a maneira mais eficaz e rápida de migar os riscos associados ao esgotamento de espectro, expandindo e melhorando o desempenho do Wi-Fi, garantindo o impulsionamento continuo da economia online e da inovação” afirmou a DAS, em documento divulgado em outubro de 2020.

A iniciativa da Anatel foi vista como uma forma de atender as necessidades do Brasil no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.

Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários