15/04/2024

Anatel recebe prêmio internacional de inovação

Agência reguladora foi reconhecida pela aprovação de política para as redes sem fio.

Anatel recebe prêmio internacional de inovação

Na última sexta-feira, 11 de junho, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu o Prêmio de Inovação em Políticas de Acesso ao Espectro Dinâmico.

A premiação foi entregue no encerramento da DAS 2021 Global Summit, o nono Encontro da Global Dynamic Spectrum Alliance (DAS), que ocorreu na última semana.

A DAS é uma organização internacional que defende a ampliação do acesso dinâmico às radiofrequências não utilizadas.

Entre os membros da DAS estão empresas como Amazon, Facebook, Google e Microsoft.

VEJA TAMBÉM:

–> Anatel recebe prêmio pela qualidade de atendimento ao cliente

–> Aeroporto de Guarulhos disponibiliza Wi-Fi 6 para viajantes

–> Wi-Fi 6: Internet melhor e mais rápida está chegando

A tecnologia de espectro dinâmico permite que um equipamento possa identificar a baixa utilização de um canal de radiofrequência e transferir a comunicação para uma faixa disponível, sem que os usuários percebam.

O reconhecimento da DAS se deve ao Conselho Diretor da Anatel aprovar os requisitos técnicos do Wi-Fi 6E – o novo padrão de redes sem fio – incluindo os equipamentos que operam na faixa de 5,9 GHZ a 7,1 GHz.

Durante a abertura do evento, o presidente da Anatel, lembrou as ações da agência para promover o compartilhamento e uso de radiofrequências, como é o caso do 6GHz, além da promoção do uso do espectro ocioso e o vindouro leilão do 5G.

A decisão da Anatel de implementar o acesso não licenciado à faixa de 6 GHz para usos internos e de baixa ou baixíssima potência foi considerada como extremamente positiva, pela presidente da DAS, Martha Suares.

“A destinação de espectro adicional em toda a banda de 6 GHz para uso de Wi-Fi no Brasil é a maneira mais eficaz e rápida de migar os riscos associados ao esgotamento de espectro, expandindo e melhorando o desempenho do Wi-Fi, garantindo o impulsionamento continuo da economia online e da inovação” afirmou a DAS, em documento divulgado em outubro de 2020.

A iniciativa da Anatel foi vista como uma forma de atender as necessidades do Brasil no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários