Claro não vende pacotes residenciais sem fidelização

Vendedores da operadora não disponibilizam opções para quem não quer um compromisso de 12 meses.

Imagem: PxFuel

Todo mundo sabe ou faz ideia de como funcionam os processos de contratação para um pacote de banda larga ou TV por assinatura. As prestadoras oferecem benefícios ou vantagens em troca de uma fidelização, mas se o cliente não se interessar pelo compromisso de 12 meses, ele terá o ônus de não ter o que foi oferecido.

No entanto, a Claro não parece interessada em fechar contratos de usuários que não querem se fidelizar a uma empresa. O relato foi enviado por um consumidor ao Minha Operadora, com uma série de prints do atendimento prestado.


Entretanto, fizemos a nossa própria simulação e o diálogo foi o mesmo, o atendente responsável enfatizou que não existem ofertas para quem não quer ter uma fidelização de até um ano. Confira:

Atendimento comercial da Claro no WhatsApp
Imagem: Atendimento da Claro no WhatsApp

É uma prática que no mínimo desperta a dúvida: é possível condicionar um cliente?

Para entender melhor a questão, basta uma simples solicitação na Anatel. Ao abrir o chamado, a agência respondeu que a pessoa pode optar por ser fidelizada em qualquer serviço de telecomunicações.

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A Fundamentação Legal 57 e 59 da Resolução 632, do dia 7 de março de 2014 (RGC) é mencionada. Nela, está escrito que o consumidor tem o direito de “não ser compelido a se submeter a qualquer condição, salvo diante de questão de ordem técnica, para recebimento do serviço, nos termos da regulamentação”.

Quando foi solicitado que a Anatel fosse mais clara e objetiva em relação ao tema, conseguimos a seguinte resposta:

“A fidelização não é obrigatória. É necessário a operadora apresentar uma opção de plano com valores sem o benefício que dá direito à fidelização”, destacou.

É importante esclarecer que o contato com a entidade reguladora não foi feito por qualquer canal de atendimento à imprensa oferecido, sim pelo aplicativo “Anatel Consumidor (Android / iOS)”, disponível para todos que desejam registrar reclamações e esclarecer dúvidas.

Munido de todas as informações necessárias, o consumidor poderá cobrar seus direitos.

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About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
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Vinícius Guerra

A fidelização serve para segurar o cliente na empresa, o problema, é que se o mesmo pedir o cancelamento, paga-se a multa. A única vantagem de ser fidelizado é o desconto na fatura. Para o consumidor que troca constantemente de operadora, ai acaba sendo um péssimo negócio. Mas mesmo se o cliente relatar que o serviço não está sendo bem feito, há quedas de sinal e etc, o cliente pode exigir o cancelamento via Anatel, basta anotar o protocolo, ou em último caso, procurar o Procon.

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Jefferson Rodrigues

Contratar plano, sem fidelidade, acaba saindo o dobro do valor do plano fidelizado. Não compensa!

Cidade - UF
Maceió
Howard Hughes

Quer ter problemas eternos com TV de assinatura? Contrate a Claro.

Cidade - UF
Sp
Vicente Carlos Ferrero

Pura verdade. Qualquer serviço de alteração em seu plano, principalmente se for para um de menor valor, ou compra de celular utilizando bônus da propria operadora, eçes te obrigam a comprar um chip de nova linha que voce paga durante 12 meses. Se quiser parar te cobram multa. Se não quiser o chip não te fazem o serviço solicitado.

Cidade - UF
Sao Paulo
Henrique Nunes

Além do fato de impor a fidelização a Claro comercializa um pacote em 4k e só transmite em HD caracterizando propaganda enganosa. Não satisfeita cobra o conteudo 4k no NOW caracterizando assim a bitributação. Podem apurar e ver que não transmitem em 4k.

Cidade - UF
Rio de Janeiro