19/04/2024

EllaLink, nova conexão direta do Brasil com a Europa, será inaugurada dia 1 de junho

Quando começar a funcionar, novo link de fibra óptica vai tornar o país menos dependente da escala nos EUA.

O EllaLink, novo cabo de fibra óptica que vai conectar o Brasil diretamente com a Europa, começa a operar no dia 01 de junho com a promessa de reduzir pela metade a latência entre as duas regiões.

Depois de seis meses de obras e R$ 1 bilhão em investimentos, o novo link submarino vai conectar pela primeira vez o Brasil com o continente europeu sem que seja necessário fazer escala nos Estados Unidos ou no continente africano.

Com isso, o tempo de resposta deve cair em até 50%. São ao todo 6,2 mil quilômetros ligando a cidade de Fortaleza a Sines, cidade do Distrito de Setúbal, localizado em Portugal.

Será possível ainda estender a conexão para que chegue até São Paulo e Rio de Janeiro, além de Lisboa, Madri e Marselha no outro lado do atlântico.

VEJA TAMBÉM:

–> EllaLink termina implantação de cabo que liga Brasil à Portugal

–> Portugal inaugura conexão marítima de alta capacidade com o Brasil

–> Brasil adere a projeto inédito para construção de novo cabo submarino

Um navio partindo da Praia do Futuro em Fortaleza levou o cabo até um ponto no oceano onde se encontrou com outro navio que partiu de Sines, em Portugal.

Em alguns locais do trajeto total, o cabo pode ser encontrado a quase 5 mil metros de profundidade. As obras foram iniciadas em dezembro e concluídas em março, quando começaram os primeiros testes.

O novo link conta com uma largura de banda de até 100 Tbps entre Brasil e Portugal através de quatro pares de fibras diretas entre os dois países.

Agora finalmente a nova conexão deve ser inaugurada e favorecer usuários que apreciam jogos online, streaming de vídeo e música, aplicações de internet e outros casos de uso.

Além dos pontos no Brasil, o novo link deve ganhar ramificações que vão até a Guiana Francesa na América do Sul, ilha de Cabo Verde, Mauritânia no continente africano, Marrocos e chegar até a França.

Sobre a melhoria na latência proporcionada pelo EllaLink, no Nordeste o tempo de resposta para a Europa pode chegar a 59ms enquanto a partir do Sudeste, os usuários podem experimentar um ping de no mínimo 98ms.

Com informações de Valor Econômico

6 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários