27/04/2024

Quase mil cidades brasileiras não possuem backhaul de fibra

Infraestrutura será fundamental no processo de implantação do 5G no país.

Quase mil cidades brasileiras não possuem backhaul de fibra

De acordo com levantamento realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil conta com 988 municípios sem backhaul de fibra óptica.

A maioria das cidades sem a tecnologia estão localizadas nas regiões Norte e Nordeste, além de algumas regiões do estado de Minas Gerais.

O estudo foi divulgado na nova versão do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (Pert), que é atualizado anualmente pela Anatel.

Com o Pert, a agência espera identificar as infraestruturas existentes no país, bem como permitir a adoção de ações efetivas de qualidade dos serviços de telecom, de ampliação de acesso, oferta de espectro e estímulo à competição.

VIU ISSO?

–> Durante evento promovido pelo TCU, operadoras defendem a revisão de preço do 5G

–> Nokia e Vivo realizam a 1ª videochamada por 5G puro da América Latina

–> TCU vê possíveis ‘pedaladas fiscais’ na proposta de edital do 5G

“Além do diagnóstico descritivo do conjunto de infraestrutura de telecomunicações, o Pert aponta as lacunas nas redes de transporte e de acesso em todo o País, apresenta a relação de projetos de investimentos capazes de suprir as deficiências identificadas no diagnóstico e apresenta as possíveis fontes de financiamentos a serem utilizadas pelo Poder Público para a execução desses projetos”, explica a Anatel.

A presença da infraestrutura de fibra será fundamental no processo de implantação do 5G nos municípios, conectando as novas antenas de telefonia.

Além disso, pelas regras do leilão, as operadoras que comprarem as frequências deverão levar o backhaul de fibra para as cidades que ainda não contam com a tecnologia, por isso, a necessidade de um levantamento atualizado da infraestrutura atual.

O backhaul é o responsável por fazer a ligação entre o núcleo da rede de fibra (backbone) e as sub-redes periféricas.

Ao ser instalado em uma cidade, ele permite um aumento na velocidade média e também na densidade de acessos na fibra.

De acordo com a agência, atualmente a fibra está presente em 4.582 cidades, o que corresponde a 82,3% do total de cidades e atingindo 95,8% da população.

Em 2020, o aumento foi de +9,75%, com 391 novos municípios.

Por outro lado, a Anatel também estima que mais de mil municípios já conectados tem backhaul de fibra, entretanto apresenta velocidades inferiores a 5 Mbps.

O documento da agência também mostra que a velocidade média da banda larga fixa no Brasil atingiu 76,6 Mbps em 2020.

Com informações de Teletime e Anatel.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários