23/04/2024

Nokia e Vivo realizam a 1ª videochamada por 5G puro da América Latina

Demonstração da tecnologia foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro Fábio Faria. Confira o vídeo.

Nokia e Vivo realizam a 1ª videochamada por 5G puro da América Latina

Conforme antecipado pelo Minha Operadora, nesta sexta-feira, 9 de abril, foi realizada no Brasil a primeira videochamada por meio de uma conexão 5G puro (standalone).

A demonstração da tecnologia é inédita na América Latina e teve a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e do ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN).

Durante a ligação, Bolsonaro estava em Brasília/DF e Faria em São Paulo/SP.

A realização da videochamada teve a participação do Ministério das Comunicações (MCom), a embaixada da Finlândia no Brasil, além da fabricante Nokia e a operadora Vivo.

VIU ISSO?

–> TCU vê possíveis ‘pedaladas fiscais’ na proposta de edital do 5G

–> Edital do 5G pode ficar pronto apenas em agosto, diz Leonardo Euler

–> Fábio Faria promete 20 pontos 5G no Brasil até o final do ano

Durante a chamada, Faria mostrou ao presidente uma antena 5G, a qual, segundo ele, é 4 vezes menor, quatro vezes mais leve, e utiliza 4 vezes menos energia do que as antenas 4G.

Durante a videochamada, o ministro anunciou um “Dia Digital”, no próximo dia 5 de maio, no qual pretende apresentar drones, robôs e aplicativos que poderão ser utilizados no futuro com a rede 5G.

“Daqui a poucos meses nós teremos o leilão [do 5G] realizado no Brasil”, ressaltou Faria.

“Realmente, a 5G vem em boa hora, porque nós no Brasil precisamos cada vez mais integrar as regiões. Ainda existe um deserto [digital] na região Norte e no nosso querido Nordeste. Com essa tecnologia, nós vamos avançar e muito”, afirmou Bolsonaro.

O presidente também disse que o governo fará o máximo do possível, e até mesmo o impossível, para que o país adquira a tecnologia, o qual “terá reflexos em toda a sociedade brasileira”.

“A Nokia está no Brasil há mais de 100 anos. Nós acreditamos no potencial do Brasil e nós sempre apostamos e aportamos tecnologia de vanguarda. Nós começamos hoje um simples gesto de uma chamada, mas essa mesma infraestrutura é a infraestrutura que vai trazer prosperidade econômica e benefício social para o Brasil”, afirmou Ailton Santo Filho, chefe da Nokia Brasil.

Segundo Faria, o país possui atualmente 45 milhões de pessoas que não têm acesso à internet.

A TV Brasil transmitiu ao vivo a demonstração da tecnologia. O vídeo pode ser acompanhado abaixo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários