20/04/2024

Conectividade: 52% das escolas do Norte não possuem internet adequada

Anatel realizou vistoria em escolas legíveis para o programa Conexão das Escola nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Roraima.

De acordo com resultado das vistorias da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que verificam a situação das escolas públicas que serão beneficiadas com o programa Conexão das Escolas, das 4.522 instituições vistoriadas nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Roraima, 52% delas não possuem conectividade.

Dentre as escolas que possuem conectividade, 44% estão dentro do critério de internet inadequada de 1 Mbps por aluno. Vale ressaltar que se trata de um critério, que está em debate no núcleo do governo, e pode ser alterado. Nessas escolas, estão matriculados 690 mil alunos.

Dentro da região Norte, o pior índice está no estado do Amapá, com 88% das 77 escolas vistoriadas não tendo acesso à internet e 12% ofertando a internet de baixa qualidade. Nelas, estudam 8.261 alunos. Em Roraima, 64% das 227 escolas vistoriadas não possuem internet e 36% têm internet lenta, segundo a Anatel.

A agência também tem realizado vistorias na Bahia e Maranhão, no Nordeste. Até então, das 5.170 escolas públicas elegíveis para integrar o programa, foram concluídas 87%. A proposta é levar conectividade para essas escolas com recursos do leilão do 5G. As empresas vencedoras da faixa de 26 GHz assumiram compromisso de investir R$ 3,1 bilhões para conectividade de escolas públicas.

Na Bahia, 602 escolas foram vistoriadas, sendo que metade desse número não possui conectividade. 43% contam com internet de má qualidade. Nessas unidades educacionais estão matriculados 30,3 mil alunos. Já no Maranhão, foram vistoriadas 363 escolas, sendo que 26% não contam com internet e o restante com conexão lenta. Estudam nessas escolas 38,9 mil alunos.

Além disso, mesmo nas escolas em que estão com acesso a internet, o alcance é para um único ponto, deixando a entender que se trata de uma conexão direcionada apenas para fins pedagógicos. Isto ocorre pela ausência de roteadores Wi-Fi, que amplifica o sinal.

De acordo com Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), dirigido pela Anatel, apenas 1,7% das 4,522 mil escolas vistoriadas têm um roteador WiFi em suas instalações.

As vistorias também mostram que muitas escolas ainda faltam o básico para serem conectadas. É o caso da energia elétrica. Do total das escolas vistoriadas, 41% não tinham luz.

Em julho de 2023, a Anatel lançou um painel de dados sobre conectividades nas escolas. Por ele, é possível acompanhar a situação das unidades educacionais no Brasil, como o número total de escolas urbanas e rurais; o número de escolas sem internet, tanto urbanas quanto rurais; o número de escolas sem laboratório de informática; e o número de escolas sem energia elétrica.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários