26/04/2024

Bolsonaro participará da 1ª ligação de vídeo em 5G puro da América Latina

Demonstração da tecnologia é feita em parceria com o Ministério das Comunicações, a embaixada da Finlândia e a Nokia do Brasil.

Bolsonaro participará da 1ª ligação de vídeo em 5G puro da América Latina
Imagem: Sérgio Lima/Poder 360

Na próxima sexta-feira, 9 de abril, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) participará da primeira videochamada em 5G puro (standalone) do Brasil e também da América Latina.

O anúncio foi feito no Twitter, pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Segundo o ministro, a demonstração da tecnologia será feita em parceria entre o Ministério das Comunicações, a embaixada finlandesa no país e a Nokia do Brasil.

Faria disse que o evento é um desdobramento da chamada “Missão 5G”, um tour internacional chefiado por ele e que levou uma comitiva brasileira a países que desenvolvem a tecnologia de quinta geração, como Suécia, Finlândia, Japão e China.

VIU ISSO?

–> Edital do 5G pode ficar pronto apenas em agosto, diz Leonardo Euler

–> Ernesto Araújo acusa senadora de fazer lobby chinês em relação 5G

–> Claro implementará rede 5G em fábrica da WEG

Os detalhes da videochamada em 5G foram tratados em uma reunião nesta terça-feira, 6 de abril, com a presença do ministro, Fábio Faria; o embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen; o secretário especial de comunicação social, Flávio Rocha; além de ministros do Tribunal de Contas da União (TCU).

Inclusive, o ministro ressaltou na postagem na rede social que o Brasil está se cercando de “parceiros tecnológicos confiáveis”.

O 5G standalone consiste no uso de infraestrutura de rede nova, sem reaproveitar a tecnologia existente utilizada no 4G ou 3G.

Essa rede pura tem sido promovida pelo ministro das Comunicações, incluindo a promessa de implantar 20 pontos de 5G standalone no país até o final deste ano.

Outras demonstrações do 5G

Recentemente, a Huawei e a Claro também demonstraram outras aplicações da rede de nova geração, como foi o caso do primeiro link ao vivo 5G da TV brasileira.

Durante 18 minutos, os canais AgroMais e BandNews transmitiram em alta definição uma reportagem ao vivo sobre os testes da conectividade de quinta geração aplicada ao agronegócio.

O vídeo da transmissão em 5G pode ser acompanhado abaixo.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários