22/04/2024

Facebook enfrenta agora acusação de propaganda enganosa

Conduta viola os próprios termos e condições da rede social; saiba os detalhes e veja qual grupo se posicionou contra a empresa dessa vez.

Smartphone com navegação no Facebook
Imagem: Divulgação PxHere

No momento, todos os holofotes estão voltados para o Facebook e seus problemas com segurança e privacidade de dados. Dessa vez, quem acusa a empresa é o grupo “Repórteres sem Fronteiras”, que entrou com uma ação diretamente na França.

O país possui uma lei em que enganar o consumidor gera multa cujo valor é de até 10% da receita das empresas responsáveis. Mas como a rede social se encaixa nessa fiscalização do país?

Segundo o grupo midiático, o Facebook se envolveu em práticas comerciais enganosas. A promessa é diligência profissional e um ambiente protegido de erro, mas o espaço se tornou fértil para notícias falsas, ameaças e outros tipos de inseguranças, que passam despercebidas pelo controle da empresa.

Para o grupo, a companhia promete condições ilusórias em seus termos e condições. Em uma expressão mais forte, inclusive, o “Repórteres sem Fronteiras” afirma que a escrita expõe grandes mentiras mesmo.

VIU ISSO?

–> Bolsonaro cogita dificultar atuação do Facebook no Brasil

–> Facebook pode ser processado por comprar WhatsApp e Instagram

–> Bug do Facebook expõe como a rede obtém informações pessoais nossas

Para embasar o processo, o grupo de mídia conseguiu dois ex-funcionários do Facebook como testemunhas. Ambos contribuíram exemplos de desinformações veiculadas na plataforma, assim como ameaças feitas contra jornalistas.

Apesar de desejar uma investigação contra a empresa, o grupo também deseja que a empresa cumpra seu compromisso e comece a realmente entregar o que promete para seus consumidores.

Por sinal, a companhia já divulgou uma série de medidas para lidar com o excesso de informações falsas espalhadas na rede, até mesmo um corte de exibição delas no feed, mas as ações não foram suficientes.

Com informações de CNN Brasil

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários