InícioDefesa do ConsumidorTIM, Vivo, Claro e Oi terão 15 dias para explicar vazamentos

TIM, Vivo, Claro e Oi terão 15 dias para explicar vazamentos

Quase 103 milhões de contas de celulares tiveram seus dados expostos e colocados para a venda na internet; saiba detalhes.

Imagem: Ilustração PxHere

A segurança de dados nunca se mostrou tão frágil em 2021, após mais de 100 milhões de brasileiros terem informações pessoais vazadas diretamente da conta de celular.

Tal fato fez com que o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor cobrasse explicações das operadoras Claro, TIM, Vivo e Oi sobre as contas que foram “vazadas” e movimentaram um mercado criminoso na internet.

Com base no ofício, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) enviou a notificação para as empresas de telefonia, que terão 15 dias para tecer explicações sobre o infortúnio.

A informação foi passada pela Rede Globo na última segunda-feira, 15 de fevereiro, durante a exibição do Jornal Nacional.


VIU ISSO?

–> Operadoras são culpadas por clonagem de WhatsApp?

–> ANPD começa a apurar vazamento de dados das operadoras

–> EXCLUSIVO: Falha na Vivo permitia contratação gratuita de planos

Para a emissora, as operadoras afirmaram que adotam controles rígidos no acesso às informações dos clientes e não identificaram ocorrência de vazamentos.

As empresas destacam também que estão em colaboração com as autoridades.

Com a cobrança, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor quer identificar quais usuários tiveram dados vazados, as informações que foram obtidas e de que forma foram acessadas.

O que se sabe até então é que os dados são vendidos no “deep web”, uma camada mais profunda da internet que pode ser acessada por outros navegadores.

Com informações de Jornal Nacional

Anderson Guimarães
Jornalista com seis anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop. E-mail: [email protected]

3 COMENTÁRIOS

Acompanhar esta matéria
Notificação de
3 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários