17/06/2025

Qual foi a velocidade registrada pelo 5G nos últimos testes?

Salvar post

Download de um filme com quase duas horas foi concluído em 8,2 segundos. Conectividade de quinta geração impressiona, mas enfrenta instabilidades.

Imagem: VisualHunt

As portas estão abertas e o 5G é mais que bem-vindo. Só se fala da novidade nos últimos dias e o mundo se prepara cada vez mais para recebe-la. Não é por menos, os resultados impressionam, de acordo com os testes de velocidade do Cnet.

O portal esteve nas exibições realizados em Chicago, Los Angeles, Dallas, Londres e Sydney para medir o desempenho da conexão. Em LA, a AT & T atingiu se provou como a mais veloz. O download foi acima de 1,4 Gbps. Logo atrás, a Verizon registrou um pico de 1,3 Gbps e muitos resultados acima de 1 Gbps em Chicago.

Em Dallas, Sidney e Londres é utilizado um espectro de banda média para atingir velocidades de 400 a 500 Mbps. Duas os quatro vezes mais rápidas do que o 4G ou conexão de Wi-Fi residencial.

VIU ISSO?
– Executivo da Vivo afirma: 5G necessita de antenas cinco vezes maior
– A tecnologia 5G oferece riscos para a nossa saúde? Entenda
– MCTIC começa a definir estratégia para o 5G no Brasil

São resultados que impressionam, mas o 5G ainda tem pouquíssimos usuários. Com o aumento da quantidade de usuários, as frequências poderão sobrecarregar e ainda não se sabe como as operadoras vão resolver isso.

Na realização dos testes, jornalistas utilizaram aplicativos de streaming como Netflix e Amazon, jogos da Google Play, além de outras funcionalidades que exigem muito da internet.

O PUBG Mobile, por exemplo, levou apenas 2 minutos e 30 segundos no download, contra os 6 minutos do 4G. Um filme de quase duras horas foi baixado em 8,2 segundos. Resultados que merecem destaque.

Entretanto, durante os testes, jornalistas também viram o 5G ter problemas. Parou, atrasou, recuou e técnicos se esforçaram para manter a rede em funcionamento.

As velocidades são impressionantes, mas o Cnet destaca que, em escala global, a tecnologia ainda representa poder político e domínio econômico.

Redes 5G são disponibilizadas em pontos turísticos de cidades e bairros. As pessoas são convidadas para um local e a promessa de uma experiência incrível com a conexão é feita. Entretanto, basta se posicionar no lugar errado para começar a ter problemas.

Assim como em qualquer outro lugar no mundo, as operadoras estão na corrida pelo 5G estável e algumas em posições mais favoráveis do que as outras.

Com informações do Olhar Digital e Cnet

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários