18/04/2024

Operadoras apoiam adiamento da votação do edital do 5G

Anatel atrasou para 24 de fevereiro a decisão sobre a proposta de leilão de frequências.

Em nota publicada, a Conexis Brasil Digital, que representa as operadoras de telefonia, apoiou o adiamento da votação do edital do leilão de 5G.

Nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, em reunião extraordinária, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) analisou a proposta de edital do conselheiro e relator da matéria, Carlos Baigorri.

No entanto, a votação foi adiada para 24 de fevereiro, a pedido de vistas sem embargos de Leonardo Euler, presidente da Anatel.

De acordo com a Conexis, o adiamento permitirá ao setor analisar as alterações introduzidas pela portaria do Ministério das Comunicações da última sexta-feira, além de outros pontos constantes da proposta do edital.

VIU ISSO?

–> Baigorri propõe a migração da TV via satélite para a Banda Ku

–> Comitiva do Ministério das Comunicações visitará fábrica da Huawei

–> Senado vai acompanhar implante do 5G

“O esclarecimento desses pontos é fundamental para garantir a segurança jurídica e regulatória ao certame e possibilitar a correta participação das empresas no leilão”, afirmou a entidade setorial.

A entidade ressalta que a implantação da tecnologia 5G só ocorrerá a partir de regras claras e transparentes, permitindo que as empresas possam avaliar os custos envolvidos e atrair investimentos.

Confira abaixo a nota da Conexis Brasil Digital na íntegra.

A Conexis Brasil Digital entende que o adiamento da conclusão da votação do edital do leilão de 5G, decidido hoje pela Anatel, permitirá ao setor avaliar adequadamente as alterações introduzidas pela portaria publicada na sexta-feira pelo Ministério das Comunicações e analisar os demais pontos constantes da proposta de edital. O esclarecimento desses pontos é fundamental para garantir a segurança jurídica e regulatória ao certame e possibilitar a correta participação das empresas no leilão. O setor entende que as regras devem priorizar a expansão da cobertura e o incentivo aos investimentos, levando à inclusão de mais brasileiros e à digitalização do País. A revolução advinda da tecnologia 5G somente ocorrerá de fato com regras claras e transparentes que permitam a correta avaliação dos custos envolvidos a cada etapa de sua implantação, permitindo assim a atração de investimentos e o maior benefício possível a todos os usuários e sociedade.

Com informações de Assessoria de Imprensa Conexis Brasil Digital.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários