20/04/2024

Senado vai acompanhar implante do 5G

Questões técnicas ainda pendentes despertam a atenção de parlamentares e da sociedade civil; entenda qual é o cenário atual.

Ilustração PxHere
Imagem: Ilustração PxHere

Ao que tudo indica, a política estará cada vez mais atenta às telecomunicações, especialmente no que diz respeito a expansão da fibra óptica e chegada do 5G.

O Senado criou uma comissão para acompanhar o leilão de frequências, que vai viabilizar a implementação da quinta geração da conectividade móvel.

Para a comissão, é uma negociação que deve ser acompanhada de perto pelas várias questões técnicas que ainda precisam ser debatidas, tanto por parlamentares quanto pela sociedade civil.

A sugestão veio do senador Major Olimpio (PSL-SP), em dezembro do ano passado.

VIU ISSO?

–> Governo Federal quer levar fibra óptica para 1,5 mil municípios

–> Anatel está com base de dados de backhaul de fibra desatualizado

–> Governo garante 10 mil km de fibra óptica para o Norte

Como exemplo, a oferta vai disponibilizar frequências de 700MHz, 2,3GHz, 26GHz e 3,5GHz.

A última é a que pode interferir no funcionamento das antenas parabólicas de TV e exige menos investimentos das operadoras para disponibilização da conectividade.

Para o senador, a rede 5G tem dimensões continentais e pode até mesmo substituir a internet com fio, em localidades que não possuem infraestrutura de fibra.

No entanto, a Anatel segue com o plano de universalização da internet, publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 28.

Municípios ainda sem rede 4G serão priorizados e a fibra óptica deve atingir até 99% dos municípios brasileiros até 2024, de acordo com o decreto do Governo Federal.

Com informações de InfoMoney

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários