21/04/2024

Governo garante 10 mil km de fibra óptica para o Norte

Programa ‘Norte Conectado’ foi lançado e pretende conectar 59 municípios da região em sua fase inicial; saiba mais detalhes.

Divulgação Ministério da Educação
Imagem: Divulgação Ministério da Educação

Diretamente do Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro se uniu com o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, para lançar o programa “Norte Conectado”.

O projeto prevê inclusão digital para todas as pessoas que vivem na região Amazônica. São nove fases de construção para cumprir um objetivo de construir 10 mil quilômetros de fibra óptica em ambiente subfluvial.

A infraestrutura vai conectar 59 municípios de seis estados. Portanto, serão aproximadamente nove milhões de pessoas beneficiadas pela iniciativa.

Para a primeira parte, está prevista a construção de 650 quilômetros de fibra. As cidades cobertas serão Macapá (AP), Alenquer (PA), Almeirim (PA) e Santarém (PA).

A região Norte é a mais carente. É a que mais precisa de investimentos em telecomunicações”, destacou o ministro.

Nas quatro localidades, 950 mil pessoas passarão a ter banda larga, 165 escolas serão beneficiadas, além de tribunais e hospitais.

VIU ISSO?

–> Anatel obriga Claro, TIM e Vivo a desenvolverem fibra óptica

–> Mesmo com pandemia, Oi inaugura fibra óptica em novas cidades

–> TIM caminha para expandir sua fibra óptica

A ação, que une o Ministério das Comunicações ao Conselho Nacional de Justiça, Ministério da Educação e Senado Federal tem também parceria do setor privado e governos locais.

Juntas, as entidades já disponibilizaram um total de R$ 42 milhões para o projeto. Ao final, o total investido chegará a R$ 1 bilhão, no objetivo de atingir 9,3 milhões de brasileiros, segundo Fábio Faria.

Na próxima etapa, o “Norte Conectado” segue para Manaus.

Com informações de Governo Federal

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários