14/03/2024

Google cogita fechar sistema de buscas

Ameaça da empresa é uma manifestação contra possíveis novas legislações; entenda o caso.

Ilustração PxHere
Imagem: Ilustração PxHere

Gigantes como Google e Facebook dominaram a internet, mas não faltam entidades para questionar tamanho poderio, principalmente governos.

Quem bate de frente com a “gigantes das buscas” dessa vez é a Austrália, cujo Senado quer aprovar um sistema de pagamentos para as empresas de mídia publicarem notícias.

A lógica por trás é a mesma que motiva diversas nações a irem contra as empresas que dominam a internet, o Facebook está incluso.

No caso do Google, há uma estimativa que comprova uma verdadeira concentração do mercado de anúncios em posse da empresa, ou seja, o sistema de buscas diminuiu os ganhos dos sites.

VIU ISSO?

–> Confira quanto vai custar a fibra de 2 Gbps do Google

–> Relatos de falha no Gmail são imprecisos, diz Google

–> Busca por IPTV supera TV por assinatura convencional

É a partir daqui que surge o projeto de lei na Austrália, que prevê um pagamento para os sites, advindo da própria companhia. Afinal, o que seriam das buscas sem os links?

Entretanto, o Google não está feliz com a proposta e ameaçou fechar seu sistema de buscas no país, caso a lei seja aprovada.

Em resposta, a Austrália alega que não responde manifestações com esse cunho e diz que as regras são estabelecidas para o país.

A “gigante das buscas” segue com argumentos de que, além de terem que pagar para incluir links nas buscas, é uma lei que fere o princípio básico da internet, que é a capacidade de se conectar livremente.

Para a empresa, a culpa pela queda de receita dos jornais tradicionais é a ascensão dos classificados on-line, não seu sistema de buscas.

Com informações de VEJA

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários