26/04/2024

IPTV pirata: Polícia derruba uma das maiores redes de futebol

Mais de 150 domínios e subdomínios, associados a cerca de 30 sites de streaming de futebol não autorizados foram derrubados.

O combate ao serviço de IPTV pirata continua sendo um dos focos de operações policiais, tanto no Brasil quanto no exterior. Em território brasileiro, volta e meia há operações da Polícia Federal, assim como a Anatel, para desligar IPs e sites que fazem a transmissão ilegal de conteúdos de TV por assinatura.

Policia-derruba-uma-das-maiores-redes-de- IPTV Pirata -de-futebol

Recentemente, foi desligada uma das maiores redes de IPTV pirata conhecida por proporcionar acesso gratuito a dezenas de canais de futebol. De acordo com informações de fontes como o Torrent Freak, mais de 150 domínios e subdomínios, associados a cerca de 30 sites de streaming não autorizados foram derrubados.

Acontece que agora, os usuários que tentam acessar esses canais são direcionados para o portal anti-pirataria chamado Alliance for Creativity and Entertainment (ACE), uma organização focada na luta contra a violação de direitos autorais na internet.

A operação para desmantelar essa rede de pirataria começou no sábado (20), e desde então esta lista de domínios afetados vem crescendo, em resultado da ação contra a pirataria.

O desligamento dessas redes teve impacto em todo mundo, em especial no Médio Oriente, onde havia uma audiência considerável. Alguns sites, como kooora4.us, que ficaram mais populares em outubro, refletem a popularidade destes serviços.

O termo “koora”, a palavra árabe que significa futebol, era comum nesses domínios, indicando que seu foco era na transmissão de jogos de futebol. Alguns dos sites desligados incluíam livehd7.club, livekooora.tv, livekoora.io, que ofereciam muitos canais de futebol ao vivo de graça.

Combate à transmissão ao vivo

No Brasil, a transmissão ao vivo de partidas de futebol, por exemplo, também é alvo de ações contra o IPTV pirata da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em maio de 2023, anunciou a criação de um laboratório com capacidade de bloquear conteúdos audiovisuais durante transmissões ao vivo de serviços de IPTV ilegais. O espaço é desenvolvido em uma parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Na época, o conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, explicou que o novo sistema teria a capacidade de bloquear e plataformas piratas que transmitem jogos de futebol ao vivo. O que, segundo ele, irá desestimular a procura por tais serviços.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários