Claro leva a pior em recurso contra Vivo e TIM

Operadora se posicionou contra o compartilhamento de redes entre as duas operadoras e pediu uma nova análise.

Ilustração - Compartilhamento
Imagem: Freepik

Se depender do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Vivo (VIVT3) e TIM (TIMP3) continuam com o caminho livre para o compartilhamento de 2G, 3G e 4G que envolverá diversas cidades brasileiras.

Quem tentou dificultar o acordo entre as duas empresas foi a Claro, principal concorrente de ambas. Em recurso para a autarquia, a operadora destacou que os efeitos anticompetitivos não foram considerados na análise e fez outras considerações.


Mas, não levou a melhor. Lenisa Prado, conselheira do CADE, analisou que não existem motivos suficientes para invalidar a operação entre as duas prestadoras de telecomunicações.

Os argumentos foram cautelosamente analisados e a conclusão é que não foram trazidos elementos fáticos ou novos argumentos para justificar uma reforma da decisão.

De acordo com o CADE, um descontentamento pode ser enviado diretamente para a Anatel, que já validou a operação e segue responsável pela regulação do setor.

Para Lenisa Prado, a agência legalmente tem que enfrentar questões concorrenciais como a levantada pela Claro no recurso. “Não há como dissociar a regulação bem feita da proteção da concorrência”, alegou.

VIU ISSO?

–> Conheça os estados onde Claro, Vivo, TIM e Oi lideram com folga
 
–> TIM e Vivo anunciam compartilhamento de redes 2G e 4G

–> Claro está a 41 mil linhas de perder a vice-liderança para a TIM

O compartilhamento de redes entre as operadoras Vivo e TIM foi anunciado em julho de 2019. Em dezembro, foi possível conhecer mais detalhes da operação, que só no 3G e 4G deve envolver mais de 800 cidades.

A nova análise do CADE foi divulgada pelo jornalista Samuel Possebon.

Com informações de Teletime

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
7 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Vinícius Guerra

A Claro é sem dúvida a operadora mais antipática e que a menos se preocupa com o seu cliente, quem já foi cliente dela sabe disso, é ruim até para oferecer descontos, além do seu serviço ser de péssima qualidade.

Eu nem de graça quero a Claro.

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Guilherme Assis

Acho que vc se confundiu, a operadora mercenária do Brasil é a Vivo, como todos sabemos, com os maiores preços e menores benefícios… E a Tim esta seguindo os caminhos… Claro e a falecida Oi são as que oferecem os melhores “custo x beneficio” principalmente no pré pago.

Cidade - UF
Diadema - SP
Vinícius Guerra

Sou cliente antigo da Vivo desde 1996, a empresa melhorou muito nos últimos anos no tratamento ao cliente, seus serviços são de qualidade, não caem, posso viajar tranquilamente que eu sei que vai funcionar, o qual na Claro passava por dificuldades, isso quando havia sinal, além do péssimo atendimento da empresa, pois não resolvem problemas. O Pré Pago da Vivo, eu uso Vivo Turbo quinzenal e pago R$14,99, é mais caro que a Claro, mas me entrega um serviço superior e mais estável. Todas as vezes que eu mudava de operadora por causa de preços, retornava para a Vivo, não… Leia mais »

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Guilherme Assis

Isso vai de região para região, em SP a Claro tem qualidade superior a Vivo, principalmente na velocidade da internet.
Se na região onde vc vive apenas a Vivo funciona com qualidade, que pena para vcs da região pois teram de pagar mais caro.

Graças a Deus em grande parte de SP não temos problemas com sinal da Claro e podemos pagar mais barato por um serviço de qualidade, não é atoa também que a Claro esta só crescendo com o passar do tempo e esta virando uma concorrente de peso a Vivo.

Cidade - UF
Diadema - SP
Rúbio Velloso

Amigo, acho que seu comentário tá meio equivocado. A Claro beneficia os clientes sim. Tanto que eu ao completar 1 ano de cliente pós, ganhei uma franquia de 360Gb na minha Claro 4G, um bônus de 35Gb na minha linha móvel, e 12 meses sem pagar nada pelo Claro fixo. Isso pq na banda larga 4G eu pago só 80, e no móvel com adicional eu eu pago 90, sendo que os valores deveriam ser 119,90 da Banda larga 4G, 160 do plano móvel que eu uso com a linha adicional e mais 19,90 do meu chip da Claro Fixo.… Leia mais »

Cidade - UF
Brasília - DF
nelcimar F

Aqui a melhor cobertura é vivo e 19.99
Ligo para qualquer lugar do Brasil por 30 dias. Além de não me deixar na mão quando vou para o interior 40km da cidade.

Cidade - UF
Balsas/ma
Clawdhyo Shanntos

A Claro é sem dúvida a operadora mais antipática e que a menos se preocupa com o seu cliente, quem já foi cliente dela sabe disso, é ruim até para oferecer descontos, além do seu serviço ser de péssima qualidade.

Eu nem de graça quero a Claro.

Cidade - UF
Campinas - SP