InícioEconomia e NegóciosTIM adota call center em home office de forma permanente

TIM adota call center em home office de forma permanente

Desde março, operadora mantém cerca de dois mil colaboradores trabalhando em casa.

A operadora TIM (TIMS3) anunciou que pretende manter o seu call center próprio trabalhando em home office de forma definitiva, mesmo após o fim da pandemia da Covid-19.

Desde março passado, quando foram decretadas as medidas de isolamento social, a operadora transferiu sua equipe de atendimento para o regime de trabalho remoto.


De acordo com a TIM, após avaliar todos os cenários, pensando na saúde dos colaboradores e no atendimento ao consumidor, a empresa decidiu manter permanentemente o call center em home office.

A medida afeta cerca de 2 mil pessoas que trabalhavam presencialmente nas cidades do Rio de Janeiro e Santo André.

A decisão da operadora também é acompanhada dos bons números registrados durante a pandemia, como o aumento de 37% na satisfação dos consumidores após o atendimento.

A empresa afirma ainda que a produtividade dos trabalhadores em casa aumentou 8% e que os pedidos de demissão registrou uma queda superior a um terço.

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Para o novo regime, a operadora diz que firmou um novo acordo coletivo com as regras para o teletrabalho, incluindo o direito de desconexão, intervalo de refeições, além de incentivar a interação entre os colaboradores.

A empresa também forneceu os equipamentos e mobiliários necessários ao trabalho, bem como conexão à internet e ajuda de custo mensal de R$ 80.

“Já havíamos desenhado o ambiente de trabalho mais digital e flexível para o call center antes da pandemia, com execução gradual. A Covid-19 acelerou esse processo, que foi completado sem perda de qualidade para o cliente. Descobrimos uma incrível coragem digital e que o serviço continuou sendo entregue com excelência mesmo com a mudança quase imediata para o home office. Continuamos a inovar e a oferecer totais condições e liberdade para que o nosso cliente tenha na TIM uma aliada para a sua vida e para que supere este momento com mais tranquilidade e confiança”, explica Paulo Henrique Campos, diretor de operação de atendimento ao consumidor da TIM.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

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