24/03/2024

Anatel discute novos procedimentos para medir radiação em celulares

Objetivo é atualizar o processo de homologação de aparelhos de telecom. Consulta pública vai até 4 de novembro.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu uma nova consulta pública para receber contribuições da sociedade sobre novos procedimentos para os ensaios que medem a radiação emitida por equipamentos de telecomunicações.

A Consulta Pública 69/2020 ficará aberta até 4 de novembro de 2020 e pode ser acessada pelo Sistema de Acompanhamento de Consulta Pública.

A ideia é aperfeiçoar a certificação de dispositivos modernos, como celulares, modems Wi-fi, telefones sem fio e aparelhos bluetooth, evitando que seus usuários recebam radiação além do limite considerado seguro.

O SAR (sigla em inglês para teste de absorção de energia) mede a taxa de radiação absorvida pelo corpo humano, principalmente na região da cabeça (quando um aparelho é usado encostado na orelha) e do tronco (ao colocar o dispositivo no bolso).

A Anatel adota o limite máximo de 2 W/Kg, o que é o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em recente estudo, a agência informou que a maioria dos 18 mil aparelhos homologados no país estão abaixo desse limite.

VIU ISSO?

–> Modelos de celulares são investigados por emitir muita radiação

–> A tecnologia 5G oferece riscos para a nossa saúde? Entenda

–> Cidade proíbe instalação de antenas 5G por receio de riscos à saúde

Entre os procedimentos a serem atualizados estão relacionados à tecnologia Time-Period Averaging SAR (TAS).

“O TAS é uma tecnologia recentemente desenvolvida para produtos portáteis. Ela trabalha com um algoritmo incorporado ao modem chipset que possui capacidade para rastrear, calcular e controlar, de forma autônoma, o nível instantâneo da potência de transmissão e o ciclo de serviço ao longo de determinado intervalo de tempo”, explica a Anatel.

De acordo com a agência, a proposta coloca o Brasil entre os principais países do mundo a propor novas regras para a certificação de aparelhos sem abrir mão da harmonização internacional de padrões.

Com informações de Anatel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários