19/04/2024

Maioria dos celulares emitem radiação abaixo do limite, diz Anatel

Levantamento dos aparelhos homologados pela agência apontou que valor médio do SAR está muito abaixo do recomendado pela OMS.

Um estudo realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), utilizando dados de 18 mil aparelhos homologados no Brasil, revelou que a maioria deles emitem radiação abaixo do limite máximo de SAR de 2 W/Kg, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O SAR (sigla em inglês para teste de absorção de energia) mede a taxa de radiação eletromagnética emitida por aparelhos sem fio e que é absorvida pelo corpo humano, na região da cabeça e do tronco.

Dentre o total de aparelhos homologados nos últimos 6 anos pela Anatel, 12 mil são celulares. O estudo apontou que para a tecnologia 3G, a média das medições apresentou valor de 0,428W/Kg. Para o 2G ficou em 0,341 W/Kg e 4G foi de 0,291 W/Kg.

Isso demonstra que a evolução das redes não significa necessariamente um incremento nos níveis de radiação não ionizante pelos aparelhos.

VIU ISSO?

–> Modelos de celulares são investigados por emitir muita radiação

–> A tecnologia 5G oferece riscos para a nossa saúde? Entenda

–> Projeto quer proibir tecnologia 5G para proteger pessoas e animais

Dispositivos como modems Wi-Fi (0,210 W/Kg) e aparelhos bluetooth (0,192 W/Kg) também estão abaixo do limite máximo de 2 W/Kg, considerado não prejudicial à saúde.

A proximidade com a data de leilão do 5G no Brasil têm provocado a preocupação de usuários quanto aos possíveis malefícios à saúde das radiofrequências utilizadas nas novas redes de telecomunicações.

Segundo a regulação atual, qualquer dispositivo que emite radiofrequência tem de passar por testes em laboratórios credenciados pela Anatel, antes de ser comercializado.

Apesar de a OMS utilizar o limite máximo de SAR de 2 W/Kg, ainda não existem estudos conclusivos que equipamentos móveis representam algum risco à saúde. No Brasil, a Anatel adota o valor máximo estipulado pelo órgão internacional. No entanto, nem todos os países seguem o mesmo limite. Nos Estados Unidos, por exemplo, os aparelhos não podem ultrapassar o SAR de 1,6 W/kg e na Alemanha de 0,60 W/kg.

Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários