27/04/2024

Caminhão do 5G quer capacitar 15 mil pessoas ainda este ano

Iniciativa é uma parceria da Huawei com o Senai/Cimatec para levar conhecimento sobre a tecnologia para a população brasileira.

Embora o 5G esteja oficialmente presente no país há um ano, o Caminhão do 5G, promovido pela Huawei em parceria com o Senai/Cimatec. já está rodando o Brasil há cerca de dois anos e já capacitou quase 5 mil pessoas. E de acordo com o diretor de marketing e ecossistemas da Huawei, Tiago Fontes, esse número vai triplicar.

Até o momento, o caminhão escola do 5G já rodou 6674 quilômetros, visitando várias cidades e emitindo 271 certificados. “A parceria com o Senai/Cimatec deu muito resultado. E esse ano ampliamos. Trouxemos o Instituto Iracema, do Ceará; a Facens, de Sorocaba-SP; e a Universidade Federal do Tocantins para capacitar ainda mais pessoas. Estamos com planejamento de capacitar quase 15 mil pessoas”, afirmou Fontes.

Durante sua apresentação na Futurecom 2023, realizada de 3 a 5 de outubro, em São Paulo, o diretor mostrou o sucesso da iniciativa e ressaltou que os cursos são acessíveis a qualquer interessado, de forma totalmente gratuita.

“O curso é voltado para trazer como o 5G ajuda a transformação digital das pessoas, das empresas e da sociedade. Além do curso teórico, trazemos a prática, como os casos de uso estão funcionando hoje no Brasil”, explicou Fontes.

Fontes revelou que essa experiência ajuda as empresas de diferentes portes por onde o caminhão passa. “O empresário local vê como o 5G, a nuvem, a inteligência artificial, em dispositivos conectados, melhoram ainda mais a produção da cadeia econômica, fazendo mais e reduzindo custos”.

Em 2022, o caminhão 5G esteve em muitas cidades do Brasil, entre elas: Brasília (DF), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Belém (PA), Rio Branco (AC), São Paulo (SP), Niterói (RJ), Duque de Caxias (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) Campina Grande (PB), João Pessoa (PB) e Salvador (BA).

De acordo com o site da iniciativa, ainda este ano, o caminhão escola 5G deve visitar cidades dos seguintes estados: Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Rio de Janeiro. Fiquem ligados que as próximas datas devem ser divulgadas em breve.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários