‘Menor preço’ não deve ser prioridade no Leilão 5G brasileiro

COMPARTILHAR:

Para o presidente Jair Bolsonaro, baixo custo não significa a melhor opção, assim como o alto custo; segurança de informações será levada em consideração.

Jair Bolsonaro - Flickr Palácio do Planalto
Imagem: Flickr Palácio do Planalto

Com a recriação do Ministério das Comunicações, o especulado leilão 5G ganhará o comando do novo departamento do Governo Federal, comandando pelo deputado Fábio Faria (PSD-RN), que também cuidará da Anatel.

Em recente live realizada no Facebook, Jair Bolsonaro, atual presidente, comentou sobre o processo onde as negociações para a conectividade de quinta geração serão realizadas e destacou pontos importantes.

Na questão econômica, o atual líder da república destacou que o mais barato não significa a melhor opção para o país, porém, o mesmo vale para o alto custo.

Entretanto, isso não significa que os aspectos econômicos não serão levados em consideração, pelo contrário.

Outro ponto destacado por Bolsonaro é que os requisitos da soberania nacional, segurança de informações e dados, além da política externa, serão atendidos, conforme suas orientações para realização do leilão.

Diversas informações garantem que ainda há expectativas de que a Huawei assuma grande parte da adoção ao 5G na América Latina. Mas, vale lembrar que a marca é vista como uma opção de “baixo custo” nos equipamentos.

VIU ISSO?

–> Como é a operação 5G da Claro, Vivo e TIM mundo afora?

–> EUA estão dispostos a financiar 5G no Brasil

–> 5G poderá substituir banda larga fixa residencial

E pela declaração do presidente, preço baixo não será exatamente prioridade, o que pode favorecer uma negociação com marcas como Nokia e Ericsson.

A influência dos Estados Unidos no processo segue válida, já que a cooperação com as áreas de inteligência e defesa no Brasil serão comprometidas, caso a fabricante chinesa forneça os equipamentos do 5G.

Com informações de Folha de S.Paulo

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
9 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários