‘Menor preço’ não deve ser prioridade no Leilão 5G brasileiro

Para o presidente Jair Bolsonaro, baixo custo não significa a melhor opção, assim como o alto custo; segurança de informações será levada em consideração.

Jair Bolsonaro - Flickr Palácio do Planalto
Imagem: Flickr Palácio do Planalto

Com a recriação do Ministério das Comunicações, o especulado leilão 5G ganhará o comando do novo departamento do Governo Federal, comandando pelo deputado Fábio Faria (PSD-RN), que também cuidará da Anatel.

Em recente live realizada no Facebook, Jair Bolsonaro, atual presidente, comentou sobre o processo onde as negociações para a conectividade de quinta geração serão realizadas e destacou pontos importantes.


Na questão econômica, o atual líder da república destacou que o mais barato não significa a melhor opção para o país, porém, o mesmo vale para o alto custo.

Entretanto, isso não significa que os aspectos econômicos não serão levados em consideração, pelo contrário.

Outro ponto destacado por Bolsonaro é que os requisitos da soberania nacional, segurança de informações e dados, além da política externa, serão atendidos, conforme suas orientações para realização do leilão.

Diversas informações garantem que ainda há expectativas de que a Huawei assuma grande parte da adoção ao 5G na América Latina. Mas, vale lembrar que a marca é vista como uma opção de “baixo custo” nos equipamentos.

VIU ISSO?

–> Como é a operação 5G da Claro, Vivo e TIM mundo afora?

–> EUA estão dispostos a financiar 5G no Brasil

–> 5G poderá substituir banda larga fixa residencial

E pela declaração do presidente, preço baixo não será exatamente prioridade, o que pode favorecer uma negociação com marcas como Nokia e Ericsson.

A influência dos Estados Unidos no processo segue válida, já que a cooperação com as áreas de inteligência e defesa no Brasil serão comprometidas, caso a fabricante chinesa forneça os equipamentos do 5G.

Com informações de Folha de S.Paulo

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
9 Comentários
mais votado
mais novo mais antigo
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Guilherme Assis

Quer tirar verba do Bolsa família das pessoas, esta atrasando pagamentos de funcionários de empresas privadas quais teriam até 70% do salario pagos pelo governo, não aprovaram ainda 40% das solicitações do auxilio emergencial a pessoas que precisam e agora vai querer escolher uma empresa por “afinidade” com um presidente… É um demônio mesmo!

Cidade - UF
Diadema - SP
M V

Não tirou verba do bolsa família, pelo contrário, ele paga 13º do referido benefício. Informe-se alienado!
Quem paga salário de empregados privados é o empregador e não o governo. Quem ainda não recebeu o benefício está sendo prejudicado por pessoas que tentaram dar golpe e isso fez com que as medidas de análise fossem mais demoradas. Vc é apenas um repetidor das falácias de partidos demoníacos que governaram e afundaram nosso país por anos. Vc é produto da pátria educadora.

Cidade - UF
Manaus/AM
Guilherme Assis

Gado, pra começar que o seu presidente esta cagando para a sua região do Norte/Nordeste do Brasil e seu estado esta com um dos casos mais críticos de saúde do Brasil, se os governadores do seu estado não tem condições de cuidar da saúde o governo federal deve ajudar!
E o Bozo? Lavou as mãos…
Torça para que vc ou alguém da sua família que não tenha convenio de saúde não pegar o Corona, pois se vcs precisarem do SUS pode acontecer o que seu presidente diz que “É O DESTINO DE TODOS”.
Boa sorte!

Cidade - UF
Diadema - SP
M V

Imbecil! O presidente já enviou vários médicos e medicamentos pra cá. Se vc não sabe, o STF impediu o presidente de gerenciar a crise e delegou aos governadores. Não preciso do SUS. Tenho condições de me sustentar e já tive o vírus chinês. Estou aqui firme e forte enquanto vc, medroso e frouxo fica trancadinho em casa e confiando nas medidas que o ditador de seu estado adotou.
E eu que sou gado. Kkkkkk
Imbecil mesmo vc.

Cidade - UF
Manaus
Guilherme Assis

Concordo com vc Gado, tem toda razão!
Tudo isso q o mundo esta passando não passa de uma “Gripezinha” e os “medicamentos” do presidente realmente resolveu os casos de mortes de COVID-19 no pais.
#GrandePresidente #FechadoComBolsonaroAtéAMorte

Cidade - UF
Diadema - SP
M V

Obrigado, asno, por reconhecer. Enfim um momento de sensatez de sua parte.
#BolsonaroTemRazao
#Bolsonaropresidenteaté2026

Cidade - UF
Manaus
Eduardo Feitosa Ball Poll

Briguinha boba por causa de políticos. Por isso ainda continuo acreditando que o maior inimigo dos brasileiros é o próprio estado.

Cidade - UF
Balsas - MA
Jefferson

seu idiota os governadores e prefeitos daqui estão roubando o nosso dinheiro, como sempre o fizeram. Vc é só mais um alienado comuna que não tem relevância nenhuma no mundo.

Cidade - UF
Recife - PE
Rogerio Pires

Tudo indica que nosso Excelentíssimo vai se meter nesse assunto também! Uma questão de deveria ser pura e simplesmente técnica e comercial.

Cidade - UF
Uberlândia - MG