22/03/2024

‘Menor preço’ não deve ser prioridade no Leilão 5G brasileiro

Para o presidente Jair Bolsonaro, baixo custo não significa a melhor opção, assim como o alto custo; segurança de informações será levada em consideração.

Jair Bolsonaro - Flickr Palácio do Planalto
Imagem: Flickr Palácio do Planalto

Com a recriação do Ministério das Comunicações, o especulado leilão 5G ganhará o comando do novo departamento do Governo Federal, comandando pelo deputado Fábio Faria (PSD-RN), que também cuidará da Anatel.

Em recente live realizada no Facebook, Jair Bolsonaro, atual presidente, comentou sobre o processo onde as negociações para a conectividade de quinta geração serão realizadas e destacou pontos importantes.

Na questão econômica, o atual líder da república destacou que o mais barato não significa a melhor opção para o país, porém, o mesmo vale para o alto custo.

Entretanto, isso não significa que os aspectos econômicos não serão levados em consideração, pelo contrário.

Outro ponto destacado por Bolsonaro é que os requisitos da soberania nacional, segurança de informações e dados, além da política externa, serão atendidos, conforme suas orientações para realização do leilão.

Diversas informações garantem que ainda há expectativas de que a Huawei assuma grande parte da adoção ao 5G na América Latina. Mas, vale lembrar que a marca é vista como uma opção de “baixo custo” nos equipamentos.

VIU ISSO?

–> Como é a operação 5G da Claro, Vivo e TIM mundo afora?

–> EUA estão dispostos a financiar 5G no Brasil

–> 5G poderá substituir banda larga fixa residencial

E pela declaração do presidente, preço baixo não será exatamente prioridade, o que pode favorecer uma negociação com marcas como Nokia e Ericsson.

A influência dos Estados Unidos no processo segue válida, já que a cooperação com as áreas de inteligência e defesa no Brasil serão comprometidas, caso a fabricante chinesa forneça os equipamentos do 5G.

Com informações de Folha de S.Paulo

9 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
9 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários