20/04/2024

Defensoria Pública notifica Vivo, Claro e Oi por falha em serviços

Usuários estão há duas semanas enfrentando problemas para utilizar telefonia e internet.

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) enviou para a Vivo, Claro e Oi uma notificação extrajudicial para que as operadoras restabeleçam os serviços de telefonia e internet em quatro municípios do Estado.

Há duas semanas, os usuários das cidades de Parintins, Barreirinha, Nhamundá e Boa Vista dos Ramos, na região do Baixo Amazonas, estão enfrentando oscilações nos serviços prestados pelas operadoras.

A Vivo e a Claro foram notificadas na segunda-feira, 11. Já a Oi recebeu a notificação nesta terça-feira, 12. As três empresas têm até 48 horas para normalizar os serviços de telefonia e internet, sob pena de sofrerem uma ação civil pública.

No documento, a DPE-AM argumenta que as falhas têm ocasionado sérios problemas à coletividade, pois grande parte da economia da região tem sido sustentada pelo comércio praticado por meio de serviços delivery, devido à pandemia da Covid-19.

“Desta forma, não é justo, razoável e esperado que a mesma população que padece de uma grande crise de saúde, humanitária e social, permaneça sem a oferta de um serviço de telefonia e de internet de qualidade. Ressalta-se que se trata de um dever e não de uma mera faculdade das empresas que apresentam responsabilidade objetiva no tocante aos acidentes e vícios do consumo”, diz o texto da notificação.

O DPE-AM solicita máxima urgência e diligência na atuação das equipes técnicas das operadoras.

VIU ISSO?

–> Operadoras conseguem mais tempo para responder reclamações

–> Problema com a operadora? Veja como reclamar na Anatel

–> Operadoras brasileiras abandonaram de vez o Reclame Aqui?

Caso elas não possam solucionar os problemas, as empresas deverão apresentar a origem das falhas e um cronograma para resolução da oferta dos serviços, dando-se ampla divulgação e prioridade na resolução da questão.

O Minha Operadora entrou em contato com as assessorias de imprensa da Vivo, Claro e Oi, mas até o fechamento desta matéria não recebemos um retorno.

[ATUALIZAÇÃO – 13/05/2020 14h34]:

A Assessoria de Imprensa da Vivo emitiu o seguinte comunicado:

“A Vivo informa que foi notificada e prestará as informações necessárias à Defensoria Pública do Estado do Amazonas.”

[ATUALIZAÇÃO – 13/05/2020 15h40]:

A Assessoria de Imprensa da Oi emitiu o seguinte comunicado:

“A Oi informa que não detectou nenhuma falha em sua rede e que os serviços prestados nas cidades mencionadas pela reportagem estão funcionando normalmente. A companhia acrescenta que não foi notificada.”

Com informações de DPE-AM.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários