Banda larga fixa perde mais de 150 mil clientes em março

Pandemia da Covid-19 afetou principalmente o mercado de pequenos provedores.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o mercado de banda larga encolheu, mesmo diante das medidas restritivas para combater o surto da Covid-19. Em março, o país registrou o desligamento de 151,8 mil acessos, uma variação de 0,46% em relação ao mês anterior.

Entretanto, se comparado a março de 2019, o setor cresceu 3,72%, adicionando 1,2 milhão de usuários. Atualmente, o país conta com 33,99 milhões de acessos de banda larga fixa.

Dentre as tecnologias, o acesso por meio de fibra óptica é que teve o maior crescimento no mês de março, aumentando 2,29% em relação ao mês anterior, totalizando 254 mil novos assinantes. Já a conexão via rádio teve o maior recuo, 5,75%, com 126,9 mil desligamentos.

A internet via satélite também apresentou aumento de 0,73% e por cabo coaxial de 0,13%. Já a internet via cabos metálicos recuou 2,98% e LTE 1,43%.

A pandemia atingiu em cheio o mercado de pequenos provedores de internet, apresentando uma retração de 1,06%, diminuindo 113,3 mil acessos, o que pode ser explicado pelo impacto econômico na renda das famílias brasileiras gerado pelo novo coronavírus.

Mesmo com com encolhimento, os pequenos prestadores mantêm a liderança na quantidade de acessos de banda larga do país, apresentando 30,9% de participação (10,6 milhões de acessos).

VIU ISSO?

–> TV paga perde quase 90 mil assinantes em março

–> Cai liminar que proibia as operadoras de cortarem serviços

–> Operadoras temem apagão na internet

Entre os grandes players, também houve retração do mercado. A Oi perdeu 38,7 mil (-0,76%) acessos e a Vivo 46,4 mil (-0,67%).

Já a Claro, foi a que mais recebeu novos clientes: 43,7 mil, variação de 0,45%, e totalizando 9,7 milhões de assinantes. Em seguida vem a TIM, com adição 6,4 mil, aumento de 1,07%.

Com informações de Telesíntese.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
4 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários