Fibra óptica vai ganhar expansão em Minas Gerais

Investimento foi aprovado pelo BNDES e deve disponibilizar a conexão de alta velocidade para mais 10 mil pessoas.

Ilustração Fibra Óptica
Imagem: Umberto (Unsplash)

Os mineiros que aguardam com ansiedade por uma conexão via fibra óptica já podem comemorar. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou um investimento de R$ 10 milhões para a região.

Será um valor totalmente destinado para a expansão da banda larga fixa via fibra. Municípios que não dispõem da tecnologia passarão a receber.


Cidades como Itatiaiuçu, São Joaquim de Bicas, Carmópolis de Mina, Pedralva e outras estão entre as listadas para receber a conexão de alta velocidade.

A empresa StarWeb Telecomunicações Ltda também receberá R$ 12,5 milhões para reverter em equipamentos tecnológicos brasileiros.

VIU ISSO?

–> Comparativo: O preço da fibra óptica das operadoras brasileiras

–> Vivo leva fibra óptica para interior de SP

–> Fibra se torna a principal tecnologia de banda larga fixa no Brasil

A fibra já é a principal tecnologia de banda larga fixa do Brasil. Segundo dados recentes da Teleco, a tecnologia registrou 9,9 milhões de acessos em dezembro de 2019.

Na competição, o cabo registrou 9,6 milhões e a conexão via xDSL ficou com 9,4 milhões.

O meteórico crescimento das redes de FTTH ao longo do último mostram que a migração do brasileiro para a estrutura mais atual de internet fixa está mais rápida do que o previsto.

A liderança de mercado, inclusive, foi assumida pelos pequenos provedores. Em segundo vem a Claro, com a vice-liderança de mercado.

Com informações de Paracatu News

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

1
DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, FAÇA LOGIN para comentar
1 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
1 Autores de comentários
Anderson Fernando da Silva Autores recentes de comentários
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Anderson Fernando da Silva
Colaborador

A Claro atua em pouquíssimas cidades com o conexão “ftth” ou semelhante. Acho que das grandes é a que mais mente, visto que oferece conexão coaxial para atendimento final na maior parte das cidades aonde oferece o serviço herdado da NET. Uma vergonha, já que é a que cobra mais caro por todos os seus produtos.

Cidade - UF
Toledo - PR