Atualização amplia alcance do 4G para 200 km

Emissão pode ser uma realidade para o mercado de conexão móvel em 2020; entenda.

Ilustração smartphone
Imagem: PxHere

Já que o 5G demora, por que não aprimorar mais o 4G? Uma torre de emissão pode trazer essa realidade e fazer a quarta geração da conectividade alcançar 200 quilômetros, capacidade duas vezes maior que a máxima anterior da tecnologia LTE.

As responsáveis pelo experimento foram as empresas Ericsson e Telstra, operadora de telefonia com importante tuação no exterior.


Para testar, ambas escolheram duas torres que ficam a 200 km de distância uma da outra. Uma na cidade de Mount Dowe e outra em North West Slopes, na Austrália.

As empresas fizeram a chamada em uma torre e recepcionaram na outra. O teste deu certo, mas apenas com uma atualização no software da Ericsson, que fornece todos os equipamentos para o 4G do país.

VIU ISSO?

–> Vivo e TIM vão compartilhar 3G e 4G em mais de 800 cidades

–> OFICIAL: Conheça as cidades com 4G de 700 MHz da TIM

–> Felipe Neto reclama do 4G da Vivo e ganha mais de 10 mil curtidas

Sobre a disponibilização comercial, a companhia destaca que deve ocorrer ainda em 2020, mas apenas em determinadas localizações.

Porém, os executivos da Telstra não fazem tanto alarde quanto isso. Eles explicam que não é uma novidade para ser aplicada de imediato, pois essa não é uma fórmula mágica.

“Trata-se, na verdade, de uma opção muito importante para quando olharmos para esse cenário específico e decidirmos implantarmos essa tecnologia”, comentou Paul Milford, diretor de conexões 5G da Telstra.

Se adotado, será que o padrão pode se tornar uma referência mundo afora? É bem provável que sim.

Com informações de Olhar Digital

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

3
DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, FAÇA LOGIN para comentar
2 Número de Comentários
1 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
3 Autores de comentários
Danilo AlmeidaAlex CodimaxHelliton Soares Mesquita Autores recentes de comentários
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Helliton Soares Mesquita
Colaborador

O 4G tem espaço pra muita evolução. É estranho o povo estar tão preocupado com 5G. Além disso com um 4G bem estabelecido não precisa melhorar mais nada, 100mbps no móvel é mais do que suficiente.

Cidade - UF
Rondonópolis - MT
Danilo Almeida
Colaborador
Danilo Almeida

Amigo, o 5G abre mais possibilidades do que apenas velocidade. Estamos mirando para a internet das coisas, a rede 5G amplia a capacidade de dispositivos conectados na rede. Estamos falando de sensores, gadgets, eletrodomésticos, carros entre outros dispositivos que podem ser conectados a rede. Além de estimular o desenvolvimento de aplicações voltadas para internet das coisas.

Cidade - UF
Florianópolis - SC
Alex Codimax
Colaborador

4G tem qualidade,mas não tem alcance, frequência faz diferença,pois existe regiões que pega bem o 3G mas internet não funciona,apenas chamadas, então teria que equilibrar de forma que o 4G alcance longe,mas sem perder qualidade

Cidade - UF
Ariquemes-Rondonia