20/04/2024

Lista do “Não perturbe” para o telemarketing começa dia 13

Operadoras de telecomunicações assumiram compromissos para evitar que os consumidores sejam incomodados com ligações indesejadas de telemarketing.

Imagem: VisualHunt

O fim está próximo para aquelas ligações que deixam muitas pessoas aborrecidas. No dia 13, próximo sábado, termina o prazo determinado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que as empresas criem um sistema próprio com a listagem dos consumidores que não desejam mais receber ligações de telemarketing.

A medida vale para empresas como Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, SKY, TIM e Vivo.

Em março, todas se comprometeram a implementar um novo código de conduta para o telemarketing. A lista do “Não perturbe” foi uma das propostas das teles para a Anatel, que optou em garantir a ferramenta de bloqueio.

VIU ISSO?
– Ligações de telemarketing das operadoras podem acabar em breve
– Idec envia sugestões à Anatel sobre telemarketing das operadoras
– Lei determina horários para ligações de telemarketing

A mudança de regras sobre o telemarketing no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Telecomunicações já era prevista. Entretanto, a Anatel decidiu priorizar o tema, antes que seja feita uma revisão geral.

Desde então, o conselho diretor da Agência estuda medidas para combater todos os incômodos gerados pelas ligações indesejadas. Com inclusão daquelas que são feitas por bots e vozes robóticas.

“Com a decisão de criação desta lista em 30 dias, o setor de telecomunicações se coloca na vanguarda da resolução de um problema que causa muito incômodo aos consumidores brasileiros. Mas sabemos que o problema é mais amplo e que ainda não existe uma regra federal sobre o assunto, que discipline todos os setores. Por isso, iremos estudar soluções técnicas que possam ajudar a combater o problema como um todo”, diz Leonardo Euler de Morais, presidente da Agência.

Leonardo destacou também que o problema de ligações indesejadas é mundial e a Anatel está em contato com várias reguladoras de telecom ao redor do mundo para compartilhar experiências e buscar soluções.

Em nota, o SinditelBrasil, empresa patronal do setor de telecomunicações, afirma:

“As empresas informam que a iniciativa de criar uma lista nacional surgiu do diálogo entre as prestadoras e a agência reguladora, com o objetivo de criar uma proposta mais ampla de autorregulação de telemarketing para o setor de telecomunicações. Isso demonstra o comprometimento das operadoras em desenvolver iniciativas para aprimorar a utilização desta ferramenta no Brasil. As operadoras receberam da Anatel no dia 13 de junho a diretriz alinhada com as tratativas em andamento e já estão trabalhando em conjunto para o atendimento ao prazo.”

Com informações do Consumidor Moderno

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários