Procon faz alerta sobre golpe telefônico

Hackers podem clonar número de celular em apenas 10 segundos; saiba como se proteger.

Imagem: Nahel Abdul Hadi/Unsplash

Na última sexta-feira, 14, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, por meio do Procon-SP, emitiu um alerta de que hackers estão aplicando um novo golpe que permite roubar dados, contas, senhas e contatos de um smartphone.

Segundo Fernando Capez, diretor executivo do Procon, os criminosos estão fazendo chamadas que parecem ter origem no próprio número do celular do cidadão. Em apenas dez segundos de ligação, o número pode ser clonado. Ele recomenda que o consumidor não atenda a ligação.


O alerta foi baseado em reclamações de usuários que foram vítimas de fraudes.

“Caso o consumidor constate pelo visor de seu aparelho que está recebendo uma ligação de um número igual ao seu, não atenda: informe sua operadora sobre o ocorrido e avise outras pessoas e amigos para que não caiam no golpe”, orienta Fernando.

VIU ISSO?

–> CEO do Twitter é a mais nova vítima do golpe do chip de celular

–> SIM Swap pode ter sido usada para invadir celular de Moro

–> Golpe do falso sequestro pelo celular ainda acontece no Brasil

O golpe é antigo. Um dos casos mais famosos ocorreu em 2019, quando Sérgio Moro, atual Ministro da Justiça, disse ter recebido ligações do próprio número, o que o levou a invasão da sua conta no Telegram e posterior divulgação de conversas privadas.

Na época, por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras foram orientadas a bloquear a possibilidade de mascarar um número de origem por um outro escolhido pelo hacker. No entanto, parece que os fraudadores encontraram uma nova forma de aplicar o golpe.

Confira, a seguir, o vídeo de alerta do Procon-SP.

Com informações de Procon-SP

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários