19/04/2024

Novos recordes de velocidade são registrados no 5G

Duas semanas depois da Ericsson atingir nova marca em uma rede comercial de quinta geração, a Motorola conseguiu repetir o mesmo feito.

A Motorola, em parceria com a Samsung, Verizon e Qualcomm conseguiram registrar a velocidade de 4,2 Gbps em uma rede 5G comercial. O feito alcançado está logo atrás da Ericsson, que conseguiu atingir a marca de 4,3 Gbps, no início do mês, baixando um vídeo em 4K de um minuto de duração em apenas 14 segundos.

O dispositivo utilizado foi um smartphone ainda não lançado da Motorola, que usava o chipset Snapdragon 865, da Qualcomm. Para atingir uma das mais altas velocidades registradas em redes móveis, as empresas parceiras agregaram sinais de oito canais separados de mmWave, utilizando uma unidade de acesso 5G NR 28 Ghz, da Samsung.

O teste foi realizado em uma rede comercial no Texas, nos Estados Unidos, implantada pela operadora Verizon, agregando 800 MHz de 28 GHz de espectro de banda. A operadora pretende disponibilizar esse tipo de conexão em oito canais, chamada de 8CC, ainda este ano.

“Ao usar a agregação de operadora 5G, fomos capazes de alcançar velocidades sem precedentes nas redes móveis e dar vida à enorme largura de banda disponível no espectro mmWave”, disse Adam Koeppe, o vice-presidente sênior de tecnologia da Verizon.

VIU ISSO?

–> Claro fará nova experiência 5G

–> Primeiro iPhone 5G só deve chegar em 2021

–> Anatel dá sinal verde para maior leilão 5G da história

Já o teste da Ericsson utilizou um smartphone baseado no modem e sistema RF Snapdragon X55 5G da Qualcomm. O recorde atual de 4,3 Gbps superou a marca anterior, da Huawei, que tinha atingido a velocidade de 3,67 Gbps, em 2019.

Os marcos registrados neste mês quadruplicam as principais velocidades de banda larga oferecidas pela maioria das operadoras de internet via cabo.

Com informações de CanalTech.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários