22/04/2024

Primeiro iPhone 5G só deve chegar em 2021

Apple se torna cada vez mais atrasada em relação aos fabricantes concorrentes.

Imagem: Tyler Lastovich/Unsplash

A Qualcomm acaba de lançar o seu novo Snapdragon X60 5G Modem, um System-on-a-chip (SoC) de terceira geração que habilita a conectividade 5G em smartphones. Porém, diante dos prazos de entrega habituais da Apple, é pouco provável que os modelos “iPhone 12”, de 2020, contem com a conexão de quinta geração.

O novo modem da Qualcomm suporta todas as redes 5G disponíveis, sendo capaz de fornecer até 7,5 Gbps de velocidade de download e até 3 Gbps de upload. Ele conta com o primeiro sistema de radiofrequência a oferecer o uso da largura de banda sub-6GHz e de ondas milimétricas de forma simultânea, o que garante menos chance de queda de sinal e maiores taxas de transferência.

A redução de 7 nanômetros para 5 nanômetros permite que ele ocupe menos espaço dentro de um smartphone, tornando o dispositivo mais leve ou menor. Ele também é mais eficiente sob o ponto de vista energético.

Segundo a Qualcomm, as primeiras amostras do Snapdragon X60 serão enviadas aos fabricantes no primeiro trimestre deste ano, com os primeiros celulares comerciais utilizando o modem sendo lançados no início de 2021.

VIU ISSO?

–> Apple não está satisfeita com a antena 5G criada pela Qualcomm

–> Para CEO da Apple, 5G ainda engatinha mundo afora

–> Apple contrata equipe para projeto secreto

Recentemente, a Apple comprou a divisão móvel da Intel, no entanto, sua produção segue atrasada para o seu primeiro modem 5G. A Samsung poderia ser um fornecedor para a Apple, se a empresa sul-coreana não tivesse reservado toda a sua produção de chips para os seus próprios aparelhos.

A Huawei está fora de cogitação, diante da determinação do governo dos Estados Unidos de que empresas americanas não façam negócios com a chinesa. Já a MediaTek, os seus chips não obedecem aos padrões da Apple.

Com isso, a empresa da maçã se torna refém dos chips produzidos pela Qualcomm, o que a levaria a lançar novos modelos de iPhone neste ano com o suporte 4G LTE. A Apple se tornaria cada vez mais atrasada diante de seus concorrentes, no entanto, diante da baixa utilização da rede 5G, ainda há tempo para correr atrás do prejuízo.

Com informações de Apple Insider.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários