14/03/2024

SpaceX lança mais 60 satélites do ambicioso projeto Starlink

Elon Musk pretende oferecer internet de alta velocidade em qualquer lugar do planeta.

Nesta segunda-feira, 11, a SpaceX lançou com sucesso mais 60 satélites do seu projeto Starlink, que pretende disponibilizar internet banda larga para todo o planeta.

O lançamento ocorreu às 11h56 (horário de Brasília) a partir de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, por meio do foguete Falcon 9. Uma hora depois, a SpaceX confirmou que todos os satélites foram implantados com sucesso.

Inicialmente, a empresa pretende colocar em órbita 4.425 minissatélites, em baixa altitude. A expectativa de Elon Musk, dono da SpaceX, é que mais da metade do tráfego de internet do mundo passe pela rede da Starlink.

Quando a constelação estiver pronta, estima-se que a internet será duas vezes mais rápida que as disponibilizadas por fibras ópticas, permitindo conexões tanto em navios em alto-mar quanto em aldeias em montanhas.

VIU ISSO?

–> SpaceX lança primeiros 60 satélites Starlink para serviço de Internet

–> Facebook deve lançar internet via satélite próprio no ano que vem

–> Anatel autoriza que operadoras atendam escolas rurais via satélite

O lançamento de hoje é a segunda fase desse projeto. Em maio, a empresa já havia lançado outros 60 satélites. Em outubro, Musk tweetou uma mensagem por meio da conexão do Starlink, demonstrando que a tecnologia funciona.

A receita gerada pela Starlink financiará foguetes e naves, que ajudará a SpaceX a levar o homem a Marte.

No entanto, por mais que o projeto seja promissor, ele tem sido bastante criticado. Astrônomos, por exemplo, alertam que essa quantidade de objetos em órbita poderia atrapalhar pesquisas realizadas por meio de observatórios em Terra. Além disso, o engarrafamento poderia aumentar o risco de colisão entre satélites, bem como a proliferação de lixo espacial.

Confira o vídeo do lançamento de hoje.

Com informações de NewScientist.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários