28/03/2024

Huawei não será proibida de atuar no Brasil

Vice presidente brasileiro descartou vetar equipamentos da empresa chinesa na implantação do 5G.

Porta aberta Huawei
 SOE ZEYA TUN (REUTERS)

O vice presidente Hamilton Mourão declarou que não pretende vetar a presença da Huawei em solo brasileiro na implantação da tecnologia de quinta geração (5G) da telefonia móvel. Por pressão americana, países como Austrália e Japão já proibiram o uso de equipamentos e serviços da Huawei na rede 5G.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Mourão admitiu que o presidente Jair Bolsonaro foi alertado sobre a Huawei por Donald Trump, durante visita que o presidente brasileiro fez à Casa Branca em março. Mas segundo ele o governo brasileiro não tem receios, “aqui não”.

Para Mourão, o Brasil pode extrair vantagens do embate que os Estados Unidos travam com a China. “Em uma guerra comercial a gente tem que explorar as oportunidades, temos que ser flexíveis e pragmáticos”, disse.

VIU ISSO?
Facebook e outros apps não estarão nos celulares Huawei
Huawei inaugura laboratório 5G na Coreia do Sul
Vivo e Huawei usam rede 5G para testar realidade virtual

De volta ao país, Mourão esclareceu que a viagem oficial que fez não se deu apenas em função desse assunto. Um dos objetivos era que a Cosban (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação) voltasse a funcionar após quatro anos parada.

E que ela fosse estabelecida como mecanismo que possa filtrar todo o relacionamento entre os países. Segundo Mourão, os chineses são muito agressivos, “eles vão em governo estadual, em ministério e muita vezes a gente não tem controle e não sabe o que está acontecendo”, disse.

O vice preparou um relatório da viagem que fez para o presidente Bolsonaro, que deve visitar a China ainda este ano.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários