Huawei está criando um novo sistema operacional para smartphones

Executivo chegou a afirmar que a companhia nunca mais dependeria do Google.

Embora a Huawei não tenha planos de abandonar o sistema operacional do Google em seus smartphones, a empresa se diz preparada para continuar sozinha, caso o conflito comercial entre os EUA e a China se acirre. A chinesa está focada em criar um novo “ecossistema” que existiria ao lado do Android e iOS.

Desde maio de 2019, a Huawei foi proibida de utilizar aplicativos do Google em seus smartphones, como a Play Store, Gmail ou Google Maps, o que forçou a empresa a desenvolver alternativas.


Atualmente, os produtos mais recentes da empresa, como a série Mate 30, já utilizam o Huawei Mobile Services, em substituição ao Google Mobile Services.

Os aparelhos ainda estão saindo de fábrica com o Android, no entanto, o Google cortou a licença para os celulares da Huawei, deixando os smartphones sem atualizações do sistema operacional.

VIU ISSO?

–> Contrariando Trump, Pentágono desbloqueia Huawei

–> Comissário da União Europeia chama de ‘blefe’ as ameaças de Trump

–> Rixa de Trump com Huawei é gerada por outros interesses, diz CEO

Recentemente, um gerente nacional da Huawei na Áustria chegou a afirmar que a Huawei nunca mais voltaria a usar os aplicativos do Google em seus aparelhos, mesmo que a proibição dos Estados Unidos fosse suspensa, algo que foi desmentido rapidamente pela companhia chinesa.

“Um ecossistema aberto do Android ainda é a nossa primeira escolha, mas se não formos capazes de continuar a usá-lo, temos a capacidade de desenvolver o nosso.” diz a Huawei em comunicado.

De olho no mercado ocidental, a empresa planeja manter suas alternativas domésticas aos aplicativos e serviços do Google. Não ter esses aplicativos teria um impacto significativo nas vendas.

Enquanto as vendas da Huawei na China aumentaram significativamente após a proibição nos EUA, nos países ocidentais houve um declínio.

Com informações de The Verge e Android Central.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

1
DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, FAÇA LOGIN para comentar
1 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
1 Autores de comentários
Claudio H Autores recentes de comentários
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Claudio H
Colaborador

Já não deveria estar funcionando o SO da Huawei? Será que eles não tem Know-How para fazer um SO com diversos APP ?
Acho que eles estão muito atrasados nessa solução !

Cidade - UF
são paulo- sp