22/04/2024

Huawei está criando um novo sistema operacional para smartphones

Executivo chegou a afirmar que a companhia nunca mais dependeria do Google.

Embora a Huawei não tenha planos de abandonar o sistema operacional do Google em seus smartphones, a empresa se diz preparada para continuar sozinha, caso o conflito comercial entre os EUA e a China se acirre. A chinesa está focada em criar um novo “ecossistema” que existiria ao lado do Android e iOS.

Desde maio de 2019, a Huawei foi proibida de utilizar aplicativos do Google em seus smartphones, como a Play Store, Gmail ou Google Maps, o que forçou a empresa a desenvolver alternativas.

Atualmente, os produtos mais recentes da empresa, como a série Mate 30, já utilizam o Huawei Mobile Services, em substituição ao Google Mobile Services.

Os aparelhos ainda estão saindo de fábrica com o Android, no entanto, o Google cortou a licença para os celulares da Huawei, deixando os smartphones sem atualizações do sistema operacional.

VIU ISSO?

–> Contrariando Trump, Pentágono desbloqueia Huawei

–> Comissário da União Europeia chama de ‘blefe’ as ameaças de Trump

–> Rixa de Trump com Huawei é gerada por outros interesses, diz CEO

Recentemente, um gerente nacional da Huawei na Áustria chegou a afirmar que a Huawei nunca mais voltaria a usar os aplicativos do Google em seus aparelhos, mesmo que a proibição dos Estados Unidos fosse suspensa, algo que foi desmentido rapidamente pela companhia chinesa.

“Um ecossistema aberto do Android ainda é a nossa primeira escolha, mas se não formos capazes de continuar a usá-lo, temos a capacidade de desenvolver o nosso.” diz a Huawei em comunicado.

De olho no mercado ocidental, a empresa planeja manter suas alternativas domésticas aos aplicativos e serviços do Google. Não ter esses aplicativos teria um impacto significativo nas vendas.

Enquanto as vendas da Huawei na China aumentaram significativamente após a proibição nos EUA, nos países ocidentais houve um declínio.

Com informações de The Verge e Android Central.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários