19/03/2024

ALERTA: Último dia para fazer o recadastramento de linhas pré-pagas

Iniciativa da Anatel pretende evitar fraudes e estabelecer um sistema mais seguro para os usuários de telefonia móvel.

Homem no smartphone. Ilustração
Marília Castelli (Unsplash)

Hoje é o último dia para fazer um novo cadastro ou atualizar informações pendentes de linhas pré-pagas com suas respectivas operadoras. Quem não cumprir com a determinação da Anatel poderá ter sua linha telefônica suspensa até que entre em contato com a empresa de telecomunicações responsável e busque uma forma de reativá-la.

Trata-se uma medida para evitar fraudes com CPFs. Antes, havia uma facilidade extrema para adquirir chips pré-pagos e ativá-los. Em testes, usuários já conseguiram até mesmo gerar números falsos de registro e utilizar.

Agora, as prestadoras terão mais de burocracia para ativação de linhas pré-pagas, algumas podem exigir até selfie.

A exigência atualmente vale para moradores do Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima e Sergipe. Os demais já passaram pela análise.

VIU ISSO?

–> Operadoras vão exigir selfie para recadastrar linhas pré-pagas

–> Site para consulta de pré-pagos será lançado em janeiro de 2020

–> TIM, Claro, Vivo e Oi recadastram linhas pré-pagas em todo o Brasil

Operadoras como Algar, Claro, Oi, TIM, Sercomtel e Vivo também fazem parte da iniciativa liderada pela Anatel.

Em seu próximo passo, a agência pretende lançar um site para consulta de CPFs das linhas pré-pagas. Assim, o usuário poderá verificar se algum número de telefone está atribuído ao seu nome incorretamente (ou ilegalmente).

Para o recadastramento, usuários são alertados via SMS, ligação ou até mesmo notificações push na tela do smartphone. Depois de receber o aviso, basta seguir os passos orientados pela própria empresa.

As pessoas que tiveram suas linhas bloqueadas poderão entrar em contato com a própria operadora e cooperar para a resolução do problema.

Com informações de Jornal de Commercio

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários