28/04/2024

Anatel completa 25 anos e promete mais conectividade para o país

Com 25 anos, a Agência Nacional de Telecomunicações se diz feliz pelo papel que vem fazendo e já sabe quais são os compromissos futuros.

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, completou 25 anos e teve na última sexta-feira, 04, a solenidade de festejo pelo aniversário. O maior destaque da ocasião foi o planejamento estratégico para os anos de 2023 a 2027 que foi apresentado por Carlos Baigorri, presidente da agência. 

Solenidade da Anatel
Registro da solenidade de aniversário da Anatel.

Além do planejamento, foi assunto também a assinatura de termo de cooperação com a Universidade de Brasília, a UnB, sobre pesquisas de expansão digital.

A digitalização e conectividade é o foco da Anatel

Segundo Baigorri, o propósito da Anatel tem seguido a essência do projeto inicial. Para ele o crescimento da conectividade representa esse sucesso em se manter dentro dos objetivos da agência:

“A área total das redes de telefonia móvel 4G cobre 92% da população brasileira, de Norte a Sul do País, seja nas grandes cidades, seja nas pequenas localidades do interior. A banda larga fixa já conta com 43,7 milhões de acessos – um crescimento de 10,7 milhões de acessos nos últimos três anos. Esse crescimento está alavancado na competição e na tecnologia. As prestadoras de menor porte têm, hoje, metade do mercado brasileiro de internet fixa. E quase 70% dos acessos têm sua última milha em fibra óptica.”

O presidente da agência afirmou também que entende que há muito a ser feito, principalmente em regiões como a Amazônica. Porém, destacou também que esse desafio já começou a ser vencido com os compromissos já estabelecidos com o leilão do 5G. 

Para ele, em poucos anos esses desafios serão superados. Para isso basta apenas planejar e olhar para o futuro. 

O que não mudará na agência é o compromisso de garantir conectividade e a prestação de serviços de comunicação com qualidade para toda a população. Onde deve ter mudanças, é que haverá objetivos mais estratégicos amplos: estímulo de mercados dinâmicos e sustentáveis de comunicação e conectividade, além de incentivar a transformação digital. 

A conectividade foi o assunto mais falado por Baigorri. Ele também acrescentou que esse é um ponto que deve ser tratado de forma abrangente:

“Nesse sentido, muitas das iniciativas previstas da Anatel para os anos de 2023 a 2027 passam por aprofundarmos nossa expertise e estarmos cada vez mais capazes de atuar na conectividade em sua forma mais abrangente. Passam, também, por aprimorarmos a interlocução com a sociedade e as parcerias com os mais diferentes órgãos públicos para o tratamento de questões que são, por natureza, transversais. É o caso da prevenção de fraudes nos ambientes digitais, alfabetização digital dos usuários, desenvolvimento de novas tecnologias e impulsionamento da competição nos ambientes digitais.”

Anatel e Universidade de Brasília

Durante o evento, a Anatel e a Universidade de Brasília assinaram um acordo de cooperação para pesquisas acadêmicas sobre os novos desafios de regulação do ecossistema digital. 

Estiveram presentes na solenidade os conselheiros Emmanoel Campelo, Moisés Queiroz e Artur Coimbra, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Estella Dantas, e ex-conselheiros da Anatel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários