TIM, Claro, Vivo e Oi recadastram linhas pré-pagas em todo o Brasil

Iniciativa também é válida para clientes da Sercomtel e Algar Telecom.

Smartphone ilustrativo
Imagem: Pixabay

Desde abril, as operadoras nacionais fortalecem uma iniciativa para que os clientes mantenham seus cadastros completos e em situação regular nas linhas pré-pagas. A medida é uma exigência da Anatel, que pretende evitar fraudes com CPF de terceiros.

A partir desta segunda-feira, usuários de telefonia do Brasil inteiro terão seus dados exigidos para a continuidade da operação de suas linhas. Antes, ação era válida apenas para os estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.


Agora, a medida será aplicada em todos os estados restantes. Clientes das operadoras Claro, TIM, Vivo, Oi, Algar e Sercomtel em situação irregular de cadastro receberão um aviso das empresas para o recadastramento, de acordo com a Lei 10.703/2003.

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Para regularizar a linha, basta informar nome completo, CPF (se for pessoa física) e endereço completo com CEP. Quem não participar no prazo estipulado pela operadora poderá ter sua linha bloqueada, até a atualização do cadastro.

A iniciativa da Anatel surge em boa hora. Atualmente, para ativar uma linha pré-paga, basta digitar o número do CPF após a inserção do chip no aparelho. Em alguns casos, números inválidos já foram aceitos.

É um sistema que se provou ineficiente e inseguro para os consumidores brasileiros. A ideia é que, a partir de março de 2020, as operadoras adotem um novo modelo de cadastro para as ativações pré-pago.

As teles poderão entrar em contato com o cliente irregular de várias maneiras, entre elas: SMS, chamada de voz gravada, ligações com atendente, pop-ups na tela e outras opções.

O recomendado é que todos os usuários de linhas pré-pagas entrem em contato com a Central de Atendimento das suas operadoras para verificar a atual situação do cadastro. Abaixo, segue a lista com os números.

  • Claro: 1052
  • TIM: *144
  • Vivo: *8486
  • Oi: *144
  • Algar: 1055
  • Sercomtel: 1051

Com informações do Tecnoblog

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

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E clientes Nextel? O Happy não é um serviço pré pago?

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Euripedes Fernandes
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Euripedes Fernandes

Se vc ativou seu chip somente com o seu CPF e nunca confirmou seus dados com comprovante de residência e identidade, vc é um cliente pré.

Cidade - UF
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