20/04/2024

Ligações que oferecem empréstimos poderão ser bloqueadas em breve

Lista do “Não me Perturbe” chegará ao setor financeiro para acabar com a dor de cabeça dos aposentados.

Ilustração Pixabay
Imagem: Pixabay

Sucesso de adesão logo quando foi lançada, não vai demorar muito para que a iniciativa do “Não me Perturbe” englobe outros serviços. A novidade é que o sistema vai contemplar o setor financeiro e promete acabar com as abusivas chamadas telefônicas que oferecem crédito com desconto em folha.

Ao todo, 23 bancos responsáveis pela oferta de consignado já assumiram o compromisso de aderir ao sistema de autorregulação. A previsão de lançamento é até o dia dois de janeiro de 2020.

O funcionamento será semelhante ao da já conhecida lista que bloqueia chamadas com ofertas de telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e banda larga. Basta o consumidor acessar, fazer o seu cadastro e aguardar pela realização do impedimento.

Bancos e correspondentes também terão 30 dias para incluir o número telefônico de aposentados e clientes entre os consumidores que não querem ser incomodados com ofertas de empréstimo. A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Em caso de descumprimento da lista por parte das instituições, as multas serão de valores entre R$ 45 mil e R$ 1 milhão. Entretanto, será necessário realizar uma denúncia no site consumidor.gov.br.

VIU ISSO?
Vivo e NET/Claro são as empresas mais reclamadas dos últimos meses
Não Me Perturbe já tem quase 2 milhões de números cadastrados
Claro net tv anuncia novo canal na grade

Na lista de empresas que já se comprometeram, estão: Agibank, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Inter, Itaú, Santander, Votorantim e outras. Os 23 bancos aderentes correspondem a 98% do volume de crédito em todo o Brasil.

O sistema será funcional também para regulação de práticas. Uma delas será desestimular a oferta excessiva. Para isso, correspondentes não serão mais remunerados pelos refinanciamentos da portabilidade de créditos.

A análise do vendedor será feita pelo número de reclamações registradas, assim como as ações judiciais oriundas da atuação do mesmo.

O sistema do “Não me Perturbe” está disponível para bloqueio de ligações com telemarketing das operadoras de telefonia, TV e internet desde julho. É possível deixar de receber chamadas das empresas Algar, Claro net, Oi, Nextel, Sercomtel, SKY, TIM e Vivo.

Para isso, basta realizar um cadastro no portal: naomeperturbe.com.br

Apenas no mês de julho, a iniciativa contra ligações abusivas das empresas de telecomunicações registrou 1,5 milhão de inscritos.

Com informações do jornal O Dia

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários