Ligações que oferecem empréstimos poderão ser bloqueadas em breve

Lista do “Não me Perturbe” chegará ao setor financeiro para acabar com a dor de cabeça dos aposentados.

Ilustração Pixabay
Imagem: Pixabay

Sucesso de adesão logo quando foi lançada, não vai demorar muito para que a iniciativa do “Não me Perturbe” englobe outros serviços. A novidade é que o sistema vai contemplar o setor financeiro e promete acabar com as abusivas chamadas telefônicas que oferecem crédito com desconto em folha.

Ao todo, 23 bancos responsáveis pela oferta de consignado já assumiram o compromisso de aderir ao sistema de autorregulação. A previsão de lançamento é até o dia dois de janeiro de 2020.


O funcionamento será semelhante ao da já conhecida lista que bloqueia chamadas com ofertas de telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e banda larga. Basta o consumidor acessar, fazer o seu cadastro e aguardar pela realização do impedimento.

Bancos e correspondentes também terão 30 dias para incluir o número telefônico de aposentados e clientes entre os consumidores que não querem ser incomodados com ofertas de empréstimo. A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Em caso de descumprimento da lista por parte das instituições, as multas serão de valores entre R$ 45 mil e R$ 1 milhão. Entretanto, será necessário realizar uma denúncia no site consumidor.gov.br.

VIU ISSO?
Vivo e NET/Claro são as empresas mais reclamadas dos últimos meses
Não Me Perturbe já tem quase 2 milhões de números cadastrados
Claro net tv anuncia novo canal na grade

Na lista de empresas que já se comprometeram, estão: Agibank, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Inter, Itaú, Santander, Votorantim e outras. Os 23 bancos aderentes correspondem a 98% do volume de crédito em todo o Brasil.

O sistema será funcional também para regulação de práticas. Uma delas será desestimular a oferta excessiva. Para isso, correspondentes não serão mais remunerados pelos refinanciamentos da portabilidade de créditos.

A análise do vendedor será feita pelo número de reclamações registradas, assim como as ações judiciais oriundas da atuação do mesmo.

O sistema do “Não me Perturbe” está disponível para bloqueio de ligações com telemarketing das operadoras de telefonia, TV e internet desde julho. É possível deixar de receber chamadas das empresas Algar, Claro net, Oi, Nextel, Sercomtel, SKY, TIM e Vivo.

Para isso, basta realizar um cadastro no portal: naomeperturbe.com.br

Apenas no mês de julho, a iniciativa contra ligações abusivas das empresas de telecomunicações registrou 1,5 milhão de inscritos.

Com informações do jornal O Dia

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

3
Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
3 Número de Comentários
0 Número de Respostas
2 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
3 Autores de comentários
Vinícius Nizoli BeckerAlexRoberto Ramos Autores recentes de comentários
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Roberto Ramos
Colaborador
Roberto Ramos

Ainda bem que isso não me atinge.
Estou com o nome mais sujo que pau de galinheiro.
Kkkkkk

Cidade - UF
São Bernardo do Campo - SP
Alex
Visitante
Alex

Mais grave é o vazamento de dados pelo INSS.
[SUPRIMIDO]

Cidade - UF
SP
Vinícius Nizoli Becker
Visitante
Vinícius Nizoli Becker

MEU DEUS, POR FAVOR, ANTECIPEM ISSO, EU NÃO AGUENTO MAIS ESSES COMPUTADORES QUE FICAM LIGANDO PARA NÓS TODOS SANTOS DIAS, POR FAVOR PAREM, VOU TER QUE TROCAR DE NÚMERO, NÃO ME LIGUEM, EU SUPLICO, PAREM, PAREM PAREM…. ESTOU PEDINDO SOCORRO, NÃO AGUENTO MAIS SERVIÇOS DE TELEMARKETING.

Cidade - UF
Pelotas