Ex-funcionário da TIM teve desempenho classificado como ‘ridículo’

Empresa terá que indenizar o profissional, que alega ter sofrido humilhações recorrentes na frente dos colegas.

Ilustração - Homem frustrado
Imagem: Christian Erfurt (Unsplash)

Atingir metas pode ser um grande desafio, que se não alcançado, termina em frustrações e traumas recorrentes na vida de um profissional. Prova disso é a experiência de um ex-consultor de vendas da TIM.

Ao não conseguir cumprir os resultados almejados por seus superiores, o ex-funcionário ouvia ofensas direcionadas a ele na frente dos colegas. Um tratamento que despertava sentimentos de humilhação e constrangimento.


Em uma ocasião, seu desempenho foi classificado como “ridículo” e os superiores disseram que ele não conseguia atingir as metas por “falta de vontade para trabalhar”.

Obviamente, a situação não terminou bem para a operadora. O juízo da 1ª Vara do Trabalho de Curitiba (PR) condenou a empresa ao pagamento de uma indenização estimada em R$ 15 mil.

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) reformou a sentença e concluiu que os empregados, de modo geral, eram cobrados com rigor pela chefia e isso, de certa forma, era compreensível e previsível.

VIU ISSO?
Claro é condenada a pagar indenização de R$ 15 mil
Claro é condenada a indenizar cliente em R$ 20 mil
TIM pagará indenização por sujar o nome de um homem injustamente

Para o TRT, a rispidez do superior hierárquico a despeito de um comportamento inadequado e deseducado não caracteriza dano moral.

Cláudio Brandão, ministro e relator, examinou o recurso de revista e afirmou que a atividade empresarial pressupõe o atingimento de metas e a possibilidade do empregado de ter seu empenho cobrado em prol do alcance de resultados.

Mas, na perspectiva dele, o que está em discussão são os meios e limites que precisam ser observados no exercício de poder diretivo e conduta abusiva.

Os fatos apresentados esclarecem que os superiores adotavam tratamentos inadequados e sem civilidade. O que afetava diretamente a imagem e dignidade dos funcionários. A decisão teve unanimidade.

Com informações do Visão Oeste

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

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José Tavares
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José Tavares

Sim…a empresa alegou que ele não atingia metas por falta de vontade de trabalhar..ou seja preguiçoso. E aí..essa tem que ser a questão principal… Se for verdade, a empresa está certa…Ridículo e insuficiente… Ponto final.. Oh sociedade de M… que prefere se enganar a encarar a realidade de frente. Confirmado a ” preguiça” o cara é que tinha que indenizar a empresa . Eu pessoalmente tenho uma teoria sobre profissionais ruins no trabalho. Mande embora logo.. Vejamos as vantagens: 1- vc se livra do preguiçoso ineficiente. 2-Abre a vaga para um profissional competente que estava desempregado 3- o cara demitido… Leia mais »

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Bh- MG
Adiovaldo Aparecido Oliveira
Visitante
Adiovaldo Aparecido Oliveira

Acho que Vc tem razão, se ele nao se adaptou no trabalho melhor trocar, pois é o atendimento ao cliente, as operadoras já são difíceis e com um funcionário ineficiente fica pior..

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Franco da Rocha, SP
Igor Carvalho
Colaborador
Igor Carvalho

Não sei com oque vc trabalha ou se trabalha .
Tem muito coisa envolvida nesse caso. Tem que ver o histórico dele pra saber se foi sempre “ruim” ou ficou ruim. Trabalho em lojas de operadora e oque mais vejo é chefes gerentes ou sub gerentes maltratado vendedor por um dia ruim de vendas.

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São Bernardo do Campo-SP
DanieDaniel
Visitante
DanieDaniel

Aqui o que está em discussão
É o tratamento humilhante que o funcionário recebeu. Inadmissível. Essa Tim deve ser multada. Empresa desumana

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Everton Calandriny
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Everton Calandriny

É,realmente o atendimento das operadoras com os clientes está cada vez mais difícil,mais isso não justifica tratar o funcionário dessa forma,mais retardado é quem concorda com essa prática de profissionalismo.

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Belém
Flávio
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Flávio

É por essas e outras que o Brasil está estagnado. A justiça defende funcionários incompetentes, sem contar a nossa justiça do trabalho que é cômica.Emfim… continuemos com filas intermináveis de “desempregados” que na verdade são incapazes pois ninguém tem qualificação. Geração Nutela que afunda nosso país!!!! Depois o juiz quando ligar pra tim e não resolverem o seu problema dele ele põe na justiça kkkkkk

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J A S LINDOSO
Colaborador

Ao meu ver à injustiça brasileira errou,é raro um funcionário trabalhar ou executar sua função sem o celular na mão estou precisando de uma funcionária ainda não contratei por causa dessa situação.

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