22/04/2024

Redes 5G serão as mais populares e vão superar o 4G em 2023

Relatório indica que smartphones com 5G serão 1,9 bilhões em 2023, mas as operadoras estarão preparadas para esses aparelhos?

5g huawei

A consultoria Canalys divulgou um relatório com previsões mundiais para smartphones, os 5G serão os mais populares.
É esperado que a o número de smartphones no mundo seja puxado por mercados como o da China (34%), América do Norte (18,8%) e Ásia Pacífico (17,4%), de um total de 1,9 bilhões de dispositivos até 2023. E as Redes 5G serão as mais populares também ?

A rede 5G deve responder por 51,4% dos aparelhos, a 4G por 39,5% em 2023. Esse cenário é graças às iniciativas de governos para acelerar o desenvolvimento 5G (como China e os EUA).

A tecnologia 5G proporciona uma velocidade de conexão com a internet 20 vezes superior ao 4G, o que permitirá, por exemplo, fazer o download de um filme em menos de um segundo.

Então será tudo 5G?

A Canalys espera que em 2020, 17,5% dos smartphones na China poderão usar 5G. Isso em parte graças ao fato de ser o lar de muitos fornecedores de equipamento 5G.

O relatório indica que termos os aparelhos 5G não significa que teremos toda a estrutura em 5G, e a implantação será cara para as operadoras pelo mundo.

A implantação total do 5G levará muito mais tempo e será muito mais complexa do que a anterior, para podermos aproveitar os benefícios do 5G além do eMBB (Banda Larga Móvel aprimorada), finaliza o relatório.

VIU ISSO?
– 
Descomplicando a Tecnologia: evento da Vivo para maiores de 60 anos
Workshop gratuito da Vivo em Recife tratará de tecnologia e finanças
Vivo inaugura loja no Rio com conceito inovador e coworking

E por aqui?

O relatório não detalha valores por países, mas indica que na América Latina serão 54 milhões de smartphones 5G até 2023.

A Huawei fez testes com a OI e a TIM em 2019 usando sua tecnologia 5G. A TIM irá fazer testes com outros fornecedores. A Claro finalizou os testes e pretende divulgar os resultados.

Mesmo com as principais operadoras interessadas, a Qualcomm afirma que a tecnologia está atrasada no país.

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), os leilões das faixas de frequência 5G, devem iniciar em 2020 quando a implantação por aqui deve esquentar. A expectativa é que o 5G chegue ao Brasil em 2023.

Uma coisa é certo, logo saberemos se as redes 5G serão as mais populares no mundo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários