25/04/2024

Rede 5G chega até 100 Gbps em testes pelo mundo

Com 293 operadoras no mundo, sendo 20 em situação comercial, testes alcançam valores altos de velocidade na rede 5G.

293 operadoras com 5G

Este mês a marca de 293 operadoras com rede 5G em 98 países foi atingida, incluindo testes e lançamentos comerciais, segundo a GSA (Global Mobile Suppliers Association / Associação Global de Fornecedores Móveis).

A GSA declara que os ganhos de velocidade com a tecnologia 5G são inegáveis. Na média, os picos em redes LTE-Advanced têm sido de 399 Mbps – a entidade analisou os dados de 259 redes.

Resultados dos testes

Também a latência (tempo de resposta) das redes 5G em testes aparentam melhora em relação ao LTE. A maioria dos testes e demonstrações tiveram latências entre 1 e 2 ms, inclusive em campo.

A maioria das redes atingiu entre 1 Gbps e 5 Gbps para download. Mas valores acima de 50 Gbps até 100 Gbps também foram registrados.

Comercialmente Ativas

Quando se fala das redes 5G em operação o número é mais modesto, com 35 operadoras em 20 países.

A GSA informa que no mundo já existem 90 dispositivos, sendo 21 comercializados, totalmente compatíveis com as novas redes 5G.

VIU ISSO?
– 
Descomplicando a Tecnologia: evento da Vivo para maiores de 60 anos
Workshop gratuito da Vivo em Recife tratará de tecnologia e finanças
Vivo inaugura loja no Rio com conceito inovador e coworking

No Brasil

Por aqui empresas como a Vivo estão com cerca de mil cidades cobertas pela tecnologia 4.5G e três vezes mais esse número em municípios atendidos pelo 4G. A empresa acredita que ainda tem muito espaço para investir antes da chegada do 5G.

As outras operadoras estão fazendo testes com o 5G e se preparando para o leilão que deve vir em 2020. Por aqui tudo indica que as coisas só devem esquentar mesmo depois de 2020.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários