27/04/2024

Pesquisa lista as capitais com a melhor velocidade 5G do país

De acordo com a Opensignal, todas as capitais apresentaram uma velocidade média de download acima de 250 Mbps. Confira o ranking.

A Opensignal divulgou, nesta terça-feira (16), um novo relatório sobre a experiência dos usuários de smartphones 5G nas capitais brasileiras, onde apontou que uma velocidade média de download da tecnologia acima de 250 Mbps entre as 27 cidades. O destaque do ranking foi para Porto Alegre, que liderou com 408 Mbps registrados.

O top 5 é completado por Teresina (404 Mbps), Curitiba ( 400 Mbps), Florianópolis (394 Mbps) e Brasília (388 Mbps). Dentre as 27 capitais, 21 registraram velocidade acima de 300 Mbps no indicador. Na outra ponta do ranking, estão Macapá (257 Mbps), Manaus (277 Mbps), Boa Vista (286 Mbps), Cuiabá (292 Mbps) e Belém (296 Mbps).

A Opensignal destacou as “diferenças substanciais entre as cidades” em termos de velocidade de download, mas ainda assim mencionou o impacto positivo do uso da faixa de 3,5 GHz no aumento das performances. Lembrando que o 5G ainda está em estágio inicial no país, até mesmo nas capitais.

Em relação ao upload, também foram registradas distâncias significativas entre as capitais, embora ainda seja bastante assimétrico diante do download. Nessa categoria quem ocupa o topo da lista é Belo Horizonte, com velocidade de 39,1 Mbps no 5G. A última colocação ficou com São Luís, com indicado marcando 18,8 Mbps na velocidade de upload.

Comparação entre 4G e 5G

Segundo a Opensignal, Recife foi a capital que apresentou uma mudança nas velocidades médias de download e upload entre o 4G e o 5G, aumentando 18 vezes entre as redes. Em seguida, estão Teresina, São Paulo e Fortaleza (15,8 vezes) e João Pessoa (15,4x).

Na outra ponta, observou-se uma menor diferença de média de velocidade entre as redes foram as capitais de Curitiba (3,1x), Salvador (3,1x) e Vitória (3x). Os usuários da Opensignal em Belo Horizonte e Maceió contam com velocidades médias de upload 3,5 vezes mais rápidas quando usam 5G no lugar do 4G.

A latência foi outro aspecto apresentado no relatório. No caso da latência, a análise considerou a experiência para games.

“A baixa latência é essencial para jogos móveis multijogadores, pois garante uma sensação de controle sobre o jogo e nenhum atraso perceptível para os jogadores. São Paulo venceu na categoria com uma pontuação de 88,1 pontos em uma escala de 100 pontos”, notou o documento.

Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba registraram taxas “excelentes” de experiência para jogos móveis. Doze outras cidades (incluindo Brasília) tiveram desempenho considerado bom, enquanto outras 10 indicaram uma experiência razoável. Novamente, Macapá assume a última posição do ranking, sendo considerada ruim para games online.

O relatório da Opensignal foi constituído com o auxílio de aplicativos parceiros instalados em smartphones de usuários, cujas aferições foram coletadas entre entre janeiro e março de 2023.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários