19/04/2024

Fim do modo avião: aeronaves já podem usar tecnologia 5G

Viajar sem precisar desligar os dados móveis será possível em breve com aviões conectados com a rede de internet 5G.

Aviões com 5G já são possíveis e os passageiros vão poder usar a conexão de internet móvel durante a viagem. Novidade é válida para países da União Europeia e a tecnologia fica por conta de cada companhia. 

Avião

Essa notícia dos aviões com 5G e da utilização da rede móvel durante a viagem é um grande marco nas telecomunicações. Afinal, é o primeiro passo para esquecer o famoso “modo avião”. 

Algo parecido já foi testado, mas não se compara a qualidade de conexão que o 5G pode oferecer nos aviões

Em 2003 a Comissão da União Europeia já havia reservado frequências para uso em aviões, mas eram redes lentas, sem qualidade para o uso, quando comparado com 4G ou 5G.

Thierry Breton, Comissário para Mercado Interno da União Europeia disse que os benefícios do 5G nos aviões não serão apenas para os passageiros, mas também será benéfico para crescimento de empresas. 

“O 5G permitirá serviços inovadores para as pessoas e oportunidades de crescimento para as empresas europeias. O céu não é mais um limite quando se trata de possibilidades oferecidas pela conectividade super rápida e de alta capacidade”, afirmou. 

Todos os países membros da União Europeia devem disponibilizar as faixas de frequência 5GHz nas aeronaves até 30 de junho de 2023, segundo o que estabeleceu a comissão. 

Quando isso será possível também no Brasil?

A pauta já foi abordada por aqui pelos órgãos responsáveis. No Brasil, a Embraer e a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, divulgaram que testariam como a frequência 5G interferiria nos aviões. E após consulta pública feita em Maio, a Anatel e a Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, anunciaram requisitos para que uso de faixa entre 3.300 MHz e 3.700 MHz não interferiam na aviação.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários