domingo, 23 de dezembro de 2018

Vivo já cobre 4 mil municípios com 4G? Não é bem assim

O que você achou? 
Andou circulando por aí a informação de que a Vivo já teria alcançado 4 mil cidades com cobertura 4G. O Minha Operadora checou se é verdade.


Na semana passada, a operadora de telefonia Vivo, controlada pelo grupo espanhol Telefónica, reuniu jornalistas estritamente selecionados (nenhum repórter do Minha Operadora foi convidado) em uma coletiva de imprensa para anunciar como estão os investimentos do grupo no Brasil e como será 2019 para a empresa, que "buscará mudar a péssima imagem das empresas de telefonia na visão do consumidor".

Terminada a coletiva de imprensa, os sites Telesíntese, Convergência Digital e Teletime publicaram, cada um com uma abordagem diferente, a informação de que a Vivo terminaria o ano de 2018 cobrindo 4 mil municípios brasileiros com sinal de internet 4G e 4.5G. Isso deixou os consumidores de notícias de telecomunicações confusos.





Na lógica de cálculo da Vivo e dos jornalistas que divulgaram esse número, seriam "3 mil cidades com cobertura 4G e mil cidades com cobertura 4,5G". Mas como diria a empresária Cristiana Arcangeli, do reality show Shark Tank Brasil, "essa conta não fecha".

VIU ISSO?

Apesar de não ter estado presente na coletiva em que foi passada a informação, o Minha Operadora se preocupou em ir atrás dos números e identificou que a lista de cidades com sinal 4.5G da Vivo já inclui a maioria dos municípios, se não todos, que aparecem na lista de regiões com tecnologia 4G simples.




Por exemplo, as cidades de Gravatá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife e Vitória de Santo Antão, são as cidades com LTE Advanced Pro da Vivo no estado de Pernambuco. Esses municípios ajudam a formar a lista de cobertura 4.5G da operadora no Brasil, que soma 940 cidades e representa 61% da população nacional, segundo os dados de novembro (mais recentes) da consultoria em telecomunicações Teleco.


Agora vamos para a lista de cidades com cobertura 4G. De acordo com o Teleco, atualmente são 3.048 municípios cobertos pela Vivo com a tecnologia principal (87,7% da população). Desse total, 86 cidades são de Pernambuco, e adivinha? Os municípios de Gravatá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife e Vitória de Santo Antão também estão nessa conta. Essa repetição de cidades com 4G e 4.5G infla o número total de municípios com cobertura de internet de quarta geração da Vivo.

* 4.5G do gráfico leva em conta somente municípios com LTE Advanced Pro. Considerando os municípios com LTE Advanced, a TIM cobre 671 cidades com 4.5G e a Claro 942 municípios.


Vamos então corrigir a informação veiculada durante a semana: a Vivo não está cobrindo 4.000 municípios com 4G/4.5G. O correto é que atualmente a operadora cobre 3.048 cidades e, dessas, 940 estão aptas para o 4.5G - a evolução do 4G. "O número não soma", concordou uma representante terceirizada da assessoria de imprensa da Vivo em contato com o Minha Operadora por telefone. Números corrigidos e pés no chão.


11 comentários:

  1. E desde quando esses sites citados possuem algum crédito com o que publicam das operadoras? Recebem DIRETAMENTE rios de dinheiro de patrocínio. Engolem qualquer merda que as operadoras falam!

    ResponderExcluir
  2. Aqui one moro, na toca do tatu, não pega a vivo

    ResponderExcluir
  3. Esse negócio de 4G e 4,5G é marketing, não nova tecnologia. Que mania odiosa de usarem dígitos para marketing! Temos no Brasil GSM, WCDMA e LTE. Pronto. Daqui a pouco vai aparecer operadora alegando 4,6G, 4,78G, 4,99G. Me poupe. Qualidade se percebe navegando, é no ping! Cobertura é assim: Onde tem 4G ou 4,5 ou 4,199G é tudo LTE! Não dupliquem por favor. Larguem os números e passem à tecnologia! Nâo importa o que digam, o que façam, ter 4G ou 4,5 é tudo LTE. Que país mais trouxa. Não há aumento de cobertura pelo 4,5G, há aumento da velocidade, não de cobertura. Aprendam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles usam esses nomes complicados pq o povo é trouxa e gosta de ser enganado. Uso 4g desde 2015 e NUNCA precisei usar qq aplicação que demandasse mais velocidade. Com o 4g q eu uso da pra assistir vídeo FHD tranquilamente. Aí o brasileiro idiota vai lá trocar de celular de novo e pagar um plano mais caro pra ter um tal de 4.5g q o sujeito não sabe nem pra q serve. Só existem os espertos pq existem os idiotas.

      Excluir
  4. Bom o que eu Sei que o 4.5G é o 4G+ de Forma Fisica mais Veloz. Porque o H+ que Costumamos é Representado como 3.5G e o 4.5G não é Diferente é o 4G+.

    ResponderExcluir
  5. É igual na minha cidade a vivo dis ter 4g na cidade toda mas na verdade o 4g só funciona até uns 2 km de distância da torre e vc tem que estar ao ar livre

    ResponderExcluir
  6. Desse jeito ela cobriria 10 mil municipios com certeza (os 5 mil municipios com 4G + os mesmos 5 municipios com 4,5G). Vegonha nacional!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao Minha Operadora... cheguei a comentar sobre isso no site Tele Síntese!!! Se observarmos nos comerciais da Vivo, há uma clara menção de que ela é "líder" no 4,5G (o que está corretíssimo) e a TIM por sua vez, líder em cobertura 4G (o que também é correto afirmar). Agora os que houve por parte das meios de comunicação, de forma descuidada ou proposital, foi a soma em favor da Vivo das tecnologias 4G e 4,5G. Qualquer aluno de 7º série que estuda probleminhas de "lógica" sabe que neste caso, não se deve somar, pois necessariamente cidades com cobertura 4,5G são necessariamente (também) 4G.

    ResponderExcluir
  8. Se nenhum repórter deste site não foi convidado para essa entrevista, é por que não tem credibilidade nenhuma. Sempre vejo nesse site reportagens tendenciosa igual a essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, senhor(a), antes de tudo agradecemos pela sua valiosa audiência! O Minha Operadora está no ar desde 2011 e é o site especializado em telecomunicações independente (isto é, sem a ajuda de grandes portais de conteúdo e sem vínculo direto com as operadoras de telefonia) líder em audiência no Brasil. Sobre a reportagem em questão, é justamente o oposto: o Minha Operadora está desfazendo uma mensagem disseminada (propositadamente ou não) que poderia levar o consumidor a erro. Nossa preocupação principal não é sermos convidados por grandes empresas para eventos, mas sim realizar análises verdadeiras e didáticas sobre o setor, sempre com o consumidor final no cerne da nossa atuação - provavelmente o caso do senhor(a). Caso tenha alguma crítica, sugestão ou reclamação, estamos à disposição pelo e-mail contato@minhaoperadora.com.br. Caso seja representante de alguma empresa de telecomunicações o e-mail é comercial@minhaoperadora.com.br. Seja quem for o senhor, estamos aptos a lhe ouvir.

      Excluir

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.