InícioNotíciasVivo já cobre 4 mil municípios com 4G? Não é bem assim

Vivo já cobre 4 mil municípios com 4G? Não é bem assim

Andou circulando por aí a informação de que a Vivo já teria alcançado 4 mil cidades com cobertura 4G. O Minha Operadora checou se é verdade.



Na semana passada, a operadora de telefonia Vivo, controlada pelo grupo espanhol Telefónica, reuniu jornalistas estritamente selecionados (nenhum repórter do Minha Operadora foi convidado) em uma coletiva de imprensa para anunciar como estão os investimentos do grupo no Brasil e como será 2019 para a empresa, que “buscará mudar a péssima imagem das empresas de telefonia na visão do consumidor”.


Terminada a coletiva de imprensa, os sites Telesíntese, Convergência Digital e Teletime publicaram, cada um com uma abordagem diferente, a informação de que a Vivo terminaria o ano de 2018 cobrindo 4 mil municípios brasileiros com sinal de internet 4G e 4.5G. Isso deixou os consumidores de notícias de telecomunicações confusos.


Na lógica de cálculo da Vivo e dos jornalistas que divulgaram esse número, seriam “3 mil cidades com cobertura 4G e mil cidades com cobertura 4,5G”. Mas como diria a empresária Cristiana Arcangeli, do reality show Shark Tank Brasil, “essa conta não fecha”.


VIU ISSO?


Apesar de não ter estado presente na coletiva em que foi passada a informação, o Minha Operadora se preocupou em ir atrás dos números e identificou que a lista de cidades com sinal 4.5G da Vivo já inclui a maioria dos municípios, se não todos, que aparecem na lista de regiões com tecnologia 4G simples.




Por exemplo, as cidades de Gravatá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife e Vitória de Santo Antão, são as cidades com LTE Advanced Pro da Vivo no estado de Pernambuco. Esses municípios ajudam a formar a lista de cobertura 4.5G da operadora no Brasil, que soma 940 cidades e representa 61% da população nacional, segundo os dados de novembro (mais recentes) da consultoria em telecomunicações Teleco.


Agora vamos para a lista de cidades com cobertura 4G. De acordo com o Teleco, atualmente são 3.048 municípios cobertos pela Vivo com a tecnologia principal (87,7% da população). Desse total, 86 cidades são de Pernambuco, e adivinha? Os municípios de Gravatá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife e Vitória de Santo Antão também estão nessa conta. Essa repetição de cidades com 4G e 4.5G infla o número total de municípios com cobertura de internet de quarta geração da Vivo.

* 4.5G do gráfico leva em conta somente municípios com LTE Advanced Pro. Considerando os municípios com LTE Advanced, a TIM cobre 671 cidades com 4.5G e a Claro 942 municípios.


Vamos então corrigir a informação veiculada durante a semana: a Vivo não está cobrindo 4.000 municípios com 4G/4.5G. O correto é que atualmente a operadora cobre 3.048 cidades e, dessas, 940 estão aptas para o 4.5G – a evolução do 4G. “O número não soma”, concordou uma representante terceirizada da assessoria de imprensa da Vivo em contato com o Minha Operadora por telefone. Números corrigidos e pés no chão.

Redação Minha Operadorahttps://plus.google.com/112581444411250449571
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.

11 COMENTÁRIOS

Acompanhar esta matéria
Notificação de
11 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários