29/03/2024

Além dos testes: TIM prepara rede de data centers para a chegada do 5G

Operadora já construiu 25 unidades espalhadas pelo País. Previsão é ter 37 centros operando em 29 cidades até o final do ano que vem.

cpd

Os investimentos da TIM para a chegada do 5G no Brasil, ainda que não detalhados em números, vão além da instalação de antena, testes e parcerias.

Segundo publicação do portal Telesintese, a operadora já construiu 25 unidades de processamento de dados em diversos municípios brasileiros. E a meta é ter 37 centros operando em 29 cidades até o final de 2020 como parte dessa preparação.

O chefe de engenharia da TIM, Marco Di Constanzo, declarou que a empresa vem se preparando para o lançamento da rede 5G desde 2017. “Tudo que estamos comprando há dois anos, já vem com a possibilidade de upgrade via software para 5G”, disse em entrevista ao portal.

Os data centers são parte fundamental nesse processo. Se as antenas são responsáveis pela emissão do sinal que cobrirá as regiões, esses centros computacionais serão utilizados tanto para o processamento quanto para o armazenamento e transporte dos dados dos usuários.

VIU ISSO?
Telefónica, dona da Vivo, vende 11 data centers
Nokia: Brasil precisa dobrar o número de ERBs para o 5G
CenturyLink expande seu data center no Rio de Janeiro

Segundo explicou Constanzo as funções de rede virtualizada nos data centers edge levam os conteúdos que o cliente acessa para esses centros de processamento a fim de reduzir o tempo de acesso e de resposta.  

Além da construção dessa rede de data centers a TIM adota desde o ano passado a virtualização da gestão do núcleo da sua rede. Segundo a publicação, atualmente 50% das funções que passam pelo core são virtualizadas e até 2021 serão cerca de 70% das atividades.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários